Photo by @olly / freepik
A isenção do Imposto de Renda é concedida a servidores aposentados ou pensionistas desde que sejam portadores de doenças especificadas na legislação que dão direito ao benefício, mesmo que a doença tenha sido contraída depois da aposentadoria.
Os servidores públicos federais, estaduais e municipais podem ser favorecidos. Muitos consideram que não são portadores de doenças graves e isso faz com que deixem de buscar seus direitos. Lembrando que não é necessário estar aposentado pela aposentadoria por invalidez ou incapacidade para que receba a isenção, basta comprovar que o servidor possui uma doença grave ou ocupacional.
Você sabia disso? Muitos servidores desconhecem seus direitos e por isso deixam de usufruir deste benefício.
Continue conosco nessa leitura e conheça seus direitos.
Para comprovar que o servidor é portador de enfermidade grave é preciso estar de posse de todos os documentos como exames e receitas, laudo médico e o requerimento de isenção e neste laudo devem constar CID (Código da Doença), data do diagnóstico, CRM do médico e a descrição do caso.
O requerimento para isenção de imposto de renda deverá ser realizado por meio de abertura de chamado no Portal do Servidor na aba “RH Responde”, clicar em assunto: Isenção de Imposto de Renda. O interessado deverá encaminhar em anexo os documentos citados acima e mais cópia de Identidade e CPF e um contracheque comprovando sua condição de aposentado.
Sim, isso é possível. Caso tenha como comprovar que é portador de uma doença grave ou ocupacional e tiver todas as documentações em mãos, o aposentado tem o direito de pedir a restituição dos pagamentos que efetuou nos últimos 5 anos.
Peça a ajuda de um advogado especialista em previdência para poder ajudar nesta missão. Desta forma evitará aborrecimentos futuros.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…