Contabilidade
Simples Nacional: impostos devem ser pagos até dia 20, saiba como
O DAS (documento de arrecadação simplificado), é uma das obrigações mensais das empresas que estão enquadradas no Simples Nacional.
Através dessa guia, o empresário recolhe seus impostos, por isso, é importante estar atento ao prazo de pagamento, principalmente com a retomada dos pagamentos dos impostos que haviam sido prorrogados pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).
O pagamento foi divido em cotas, neste mês, por exemplo, os contribuintes precisam pagar a segunda cota até o dia 20. Para cumprir com essa obrigação e emitir a guia, é preciso acessar o Programa Gerador de DAS (PGDAS-D). Quer saber como? Continue conosco!
Impostos do Simples Nacional
Através do DAS, as empresas fazem o recolhimento dos seguintes impostos:
- Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Contribuição para o PIS/Pasep;
- Contribuição Patronal Previdenciária (CPP);
- Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); e
- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
Mas é importante ressaltar que, aqueles que optaram por pagar em duas cotas, devem emitir a guia contendo 50% do valor total desses impostos.
Essa cota é referente ao período de apuração março de 2021 que, originalmente, deveria ser paga em 20 de abril de 2021, precisa ser paga até sexta-feira, dia 20.
PGDAS-D
Para emitir a guia, o contribuinte deve acessar o Programa Gerador de DAS (PGDAS-D). Isso é feito através das seguintes opções:
- PGDAS-D (Portal do Simples Nacional)
- PGDAS-D (Portal e-CAC)
Assim, clique na tela “Cálculo e Declaração” e depois em “Clique Aqui”. O acesso se dá por meio de Certificado Digital ou Código de Acesso.
Vale ressaltar que todas as informações prestadas no PGDAS-D têm caráter declaratório, constituindo confissão de dívida. Então, esse procedimento também funciona como uma declaração dos impostos devidos pela empresa.
Depois disso, a empresa deve efetuar o pagamento até o dia 20 do mês subsequente ao período de apuração (PA).
Vale ressaltar que esse procedimento também precisa ser realizado ainda que a ME ou a EPP não tenha auferido receita em determinado período ou permaneça inativa durante todo o ano-calendário.
As empresas que deixam de prestar mensalmente as informações no PGDAS-D, no prazo previsto, ou que as prestar com incorreções ou omissões, estará sujeita ao pagamento de multas.
Datas de pagamento
Em 2021, segundo o Comitê, todos os tributos apurados no Programa Gerador, sejam eles tributos federais, estaduais e municipais devem ser pagos da seguinte forma:
- o período de apuração março de 2021, com vencimento original em 20 de abril de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais: a primeira com vencimento em 20 de julho de 2021 e a segunda com vencimento em 20 de agosto de 2021;
- o período de apuração abril de 2021, com vencimento original em 20 de maio de 2021: poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de setembro de 2021 e 20 de outubro de 2021;
- o período de apuração maio de 2021, com vencimento original em 21 de junho de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais: com vencimento em 22 de novembro de 2021 e 20 de dezembro de 2021.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep