Chamadas
Simples Nacional: O seu PGDAS-D está entre em dia? A ausência ou atraso pode gerar multa!
A sua empresa está enquadrada no Simples Nacional mas está sem movimento? Mesmo empresas sem movimento tem a obrigatoriedade de entregar o PGDAS – D. Você sabe o que é o PGDAS – D? Conhece os prazos para entrega desta declaração? Quem tem obrigatoriedade de enviá-la? Estas e outras informações você encontra aqui! Confira abaixo!
O que é o PGDAS – D?
PGDAS – D ( Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório) é uma declaração assessoria destinada a empresas enquadradas no Simples Nacional cuja principal função é demonstrar para a Receita Federal se houve faturamento naquele determinado período e consequentemente realizar a apuração do imposto devido. Esta declaração deve ser enviada mensalmente independente se a empresa teve ou não faturamento.
Qual o prazo para envio da declaração?
O PGDAS- D deve ser transmitido até o 20° dia do mês subsequente ao fato gerador, ou seja, se a empresa emitiu notas fiscais ou não em outubro/2018, o PGDAS deve ser enviado até o dia 20/11/2018. Muitos empreendedores deixam a empresa inativa e esquecem de enviar mensalmente a declaração, entretanto, o envio é obrigatório assim como determina o manual do PGDAS- D 2018: “ A apuração no PGDAS-D deverá ser realizada e transmitida, mensalmente, ainda que a ME ou a EPP não tenha auferido receita em determinado PA ou permaneça inativa durante todo o ano-calendário“.
Quem está obrigado a realizar a entrega?
Respondemos este questionamento anteriormente mas para leitores que acessam o blog em busca de respostas específicas, responderemos novamente: Estão obrigadas a entrega até o 20° dia do mês subsequente ao fato gerador empresas optantes pelo Simples Nacional que sejam Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP).
Qual o valor da multa por atraso na entrega do PGDAS-D?
Segundo o manual do PGDAS- D 2018, a multa mínima para ausência de entrega da declaração ou envio após o prazo é de R$ 50,00. Após o vencimento da multa haverá incidência de multas e juros. A multa poderá ser emitida após o envio em atraso no próprio portal do Simples Nacional ou no portal E-CAC.
As multas do PGDAS – D podem ser parceladas?
Existem alguns critérios para o parcelamento e cada caso é um caso, dependendo do valor montante das multas, o site não permite o parcelamento, mas com a visão analítica de um profissional, é possível desenvolver estratégias para regularização, por isso, sempre orientamos que o responsável pela empresa tenha o auxílio de um contador, este profissional poderá ajudá-lo a encontrar a melhor solução para a sua empresa.
Existem outras declarações que devem ser entregues mesmo que a empresa esteja sem movimento?
Sim! Existem outras declarações além do PGDAS D que precisam ser entregues mesmo que a empresa não tenha movimento. Entre elas estão: RAIS negativa, GFIP entre outras.
Seja um especialista em Simples Nacional, aprenda tudo sobre todos os aspectos que envolvem a tributação do Simples Nacional. Tais como Limites de enquadramento, Sublimites, Atividades permitidas, Restrições ao Simples Nacional, Cnae impeditivos e Cnaes Concomitantes e muito mais. Não perca tempo, clique aqui e conheça agora!
Conteúdo original via Meu contador online
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional17 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep