Sonegação Fiscal PF deflagra operação no ES e SP e prende influenciadores digitais / Imagem Receita Federal
A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (15), a Operação “Linha Ocupada”, contra influenciadores digitais que lavavam dinheiro com venda de aparelhos eletrônicos (principalmente smarthphones) e sonegação fiscal.
Segundo a Receita Federal, os produtos eram comprados de fora e vendidos no Brasil sem notas fiscais e pagamento dos impostos. Os influenciadores anunciavam nas redes sociais e utilizavam as casas como base das operações. Ao todo foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Conceição da Barra, além de São Paulo.
Leia também:
De acordo com a Polícia Federal, foram apreendidos mais de 50 aparelhos celulares, smartwatches, tablets, entre outros equipamentos eletrônicos, estimados em mais de R$ 300 mil. Também foram apreendidos uma arma de fogo e cinco veículos de luxo dos investigados, totalizando, segundo a polícia, R$ 1,5 milhão.
Todos os produtos eletrônicos apreendidos foram encaminhados à Receita Federal para a autuação dos tributos federais e multas.
Os investigados vão responder pelos crimes descaminho de equipamentos eletrônicos (quando há importação ou exportação de mercadorias sem o pagamento dos impostos devidos), delitos tributários, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O crime de descaminho prevê pena de 1 a 4 anos de prisão, multa, apreensão da mercadoria, perda dos bens, além de sanções administrativas. Já o crime de associação criminosa prevê pena de 1 a 3 anos de prisão e multa e o de lavagem de dinheiro prevê de 3 a 10 anos de prisão.
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…