Chamadas
STF suspende concurso da PM do Ceará por limitar vagas de mulheres
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou a decisão de suspender, nesta quinta-feira (7), o concurso para a Polícia Militar do Ceará.
Essa medida abrange a seleção de soldados e segundos-tenentes da corporação.
A solicitação de suspensão foi feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em virtude da imposição de uma restrição de 15% na participação de mulheres no certame, conforme estabelecido por uma lei estadual.
Na sua determinação, Moraes destacou que a restrição à participação de mulheres em concursos, sem uma justificativa razoável, viola o princípio da igualdade de gênero.
Portanto, segundo o entendimento do ministro, as mulheres devem concorrer nas mesmas condições que os homens, na modalidade de ampla concorrência.
O ministro argumentou: “A desigualdade inconstitucional na lei se produz quando a norma distingue de forma não razoável ou arbitrária um tratamento específico a pessoas diversas.
Para que as diferenciações normativas possam ser consideradas não discriminatórias, torna-se indispensável que exista uma justificativa objetiva e razoável.”
Leia Também: Concurso ANTT Já Tem Banca Confirmada! Confira
É importante mencionar que, em outubro deste ano, a PGR ingressou com 14 ações no Supremo contestando leis que limitam a participação feminina em concursos públicos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Em geral, os editais estabelecem uma restrição de 10% para mulheres.
Essas ações questionam as limitações de vagas destinadas a mulheres presentes em normas dos estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Cabe ressaltar que liminares de ministros do Supremo já resultaram na suspensão de concursos da PM no Pará, no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal22 horas ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
Contabilidade3 dias ago
Contabilidade: 2 obrigações vencem essa semana. Atente aos prazos!