Empresários e contadores já estão se preparando para a próxima etapa do eSocial que começa em julho para empresas privadas, incluindo MEIs e pessoas físicas.
E para dar continuidade a implantação do eSocial, é essencial que as empresas façam a qualificação cadastral para validar os dados de seus empregados.
De acordo com o Manual de Orientação do eSocial, esses dados são confrontados com a base do eSocial, sendo validados na base do CPF (nome, data de nascimento e CPF) e na base do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais (data de nascimento, CPF e NIS), e qualquer divergência existente impossibilitará o envio das informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, bem como o recolhimento dos valores devidos.
Se você ainda não fez a consulta da qualificação cadastral para o eSocial deve estar atento a este artigo. Acompanhe conosco!
A consulta da qualificação cadastral é muito importante para evitar qualquer divergência nos dados já que isso impossibilitará o envio das informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, bem como o recolhimento dos valores devidos.
É recomendável que a atualização dos dados cadastrais seja realizada antecipadamente para não ocorrer nada de errado ao transmitir qualquer evento ao eSocial.
A aplicação da CQC (Consulta Qualificação Cadastral) foi disponibilizada no Portal do eSocial, a partir do endereço eletrônico: https://portal.esocial.gov.br/institucional/consulta-qualificacao-cadastral, o sistema informa o resultado, afirmando que os dados estão corretos ou que há alguma inconsistência.
Lembre-se que o Certificado Digital deve estar devidamente instalado na máquina que efetuará a consulta de qualificação cadastral do eSocial
Sim, as empresas devem adquirir programas de gestão de pessoal (sistema folha de pagamento) já adequados para a transferência dos arquivos de eventos ao eSocial.
Uma vez que as informações correspondem exatamente na Qualificação Cadastral, está tudo pronto para iniciar o envio de informações ao eSocial.
Lembramos que por meio do sistema de folha de pagamento o envio das informações se tornam mais simples e exatos. Ele gera o arquivo e transmite ao eSocial, ao seu comando. A Receita recebe as informações e se houver erros, indica o que é necessário corrigir.
Se caso você ainda não possuir o módulo Folha de Pagamento Sibrax, pode solicitar uma demonstração nesse link.
E você, já fez a consulta da qualificação cadastral da sua empresa para a etapa 2 do eSocial? Conte pra gente nos comentários!
Via Sibrax
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…