Designed by Chayantorn Tongmorn / shutterstock
Na segunda-feira (6) o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Medida Provisória 936/2020 com vetos, que autoriza as empresas a negociarem acordos com seus funcionários para suspensão temporária do contrato de trabalho ou redução de jornada e salário durante a pandemia do novo coronavírus.
Em vigor desde 1° de abril, mas foi só em junho que o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória.
Entretanto, o presidente vetou o artigo que prorrogava a desoneração da folha de pagamento até dezembro de 2021 para 17 setores intensivos em mão de obra.
Era uma forma de preservar empregos após crise da pandemia, garantindo a recuperação da economia.
A desoneração está em vigor até dezembro de 2020, foram beneficiados com a decisão setores como calçados, tecnologia da informação, call center, têxtil, construção civil, transportes rodoviários, metroferroviário e comunicação. A intenção do Congresso, é que esta medida seguisse até o final do ano que vem.
É uma opção para as empresas contribuir com percentual que varia de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, no lugar de recolher 20% sobre a folha de pagamento para Previdência.
Os técnicos da equipe econômica e os parlamentares tinham feito um acordo para a prorrogação que foi incluída no texto da MP.
Sendo assim, todos os segmentos voltariam a contribuir com 20% sobre a folha de pagamento. O que vai aumentar os custos das empresas têm mão de obra como principal gasto.
O final da desoneração vai aumentar o desemprego num momento que o país dá sinais de recuperação da economia no mês de junho, mas que ainda está dependendo de indicadores, como o consumo das famílias.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…