Suspensão do empréstimo consignado vai ser aprovado?

A suspensão do empréstimo consignado voltou a ser um dos assuntos de maior interesse aos aposentados de todo o país. Uma proposta que foi aprovada pelo Senado em Julho deste ano, pretendia beneficiar os segurados que tinham contratos de empréstimo consignado, levando a suspensão das parcelas para o fim do contrato e quitação das mesmas sem a adição de juros ou inscrição no cadastro de inadimplentes.

Como funciona a suspensão?

O Projeto de Lei 1328/2020 de autoria do Senador Otto Alencar (PSD-BA) pretende alterar a Lei n 10.820, de 17 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a autorização para desconto de prestações em folha de pagamento.

O objetivo da PL é de suspender até quatro parcelas dos pagamentos das obrigações de operações de créditos consignados em benefícios previdenciário durante o período de calamidade pública.

Para que então estas parcelas suspensas pudessem ser levadas para o fim do contrato e que a quitação das mesmas não tivesse acumulo de juros ou ainda que pudesse negativar os beneficiários da medida.

Imagem por Freepik / Designed by @olly / Freepik

Quais as chances de aprovação?

O Projeto de Lei foi aprovado pelo Senado no dia 18 de junho e em seguida enviado para a Câmara dos Deputados para votação, contudo, o projeto se encontra até o momento sem qualquer alteração por parte da Câmara.

Contudo precisamos ficar atentos sobre suas informações tendo em vista que a medida terá validade enquanto durar o período de calamidade pública em decorrência da Covid-19 no país.

Porém o prazo previsto para durar o estado de calamidade pública vai até o dia 31 de dezembro de 2020, logo, estamos muito em cima da hora para que uma medida como essa possa seguir adiante. E vale lembrar que ainda é preciso o parecer das comissões respectivas e votação no plenário.

Outro ponto bastante discutido sobre o não desenvolvimento da proposta ocorrer devido a inércia dos deputados no andamento do projeto. Inclusive no mês de agosto alguns senadores cobraram a sua votação na Câmara.

Muito tem se falado sobre a paralização proposital da proposta devido a inércia dos deputados em dar andamento ao projeto. Em agosto, alguns senadores cobraram a sua votação.

Contudo muito tem se especulado, mas nada de concreto foi decidido sobre o texto, logo, o ideal é que o cidadão não conte com a possibilidade da aprovação do Projeto de Lei mesmo que a proposta não esteja descartada.

loureiro

Recent Posts

PIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!

É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…

11 horas ago

Alerta Fiscal ICMS/SP: código “cBenef” será obrigatório em Nota Fiscal a partir de abril

Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…

11 horas ago

Trabalho temporário: conheça as regras para as empresas e os direitos do trabalhador

Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…

12 horas ago

Reabilitação profissional do INSS: como fazer, benefícios e recursos

O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…

13 horas ago

Consultoria de investimentos: o que é e por que é importante

Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…

13 horas ago

Salário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026

Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico

13 horas ago