Tarifa de energia sobe em junho com bandeira vermelha / Imagem: Freepik
Os brasileiros vão sentir no bolso, a partir deste mês de junho, um aumento na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a ativação da bandeira tarifária vermelha, no patamar 1, o que representa uma cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A mudança ocorre devido à previsão de menor geração de energia hidrelétrica, resultado de chuvas abaixo da média. Com o nível dos reservatórios mais baixo, o Operador Nacional do Sistema indicou a necessidade de acionar usinas termelétricas, que possuem um custo de produção mais alto.
Em maio, a Aneel já havia adotado a bandeira amarela, também como reflexo do fim do período chuvoso e início da estação seca.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo alertar os consumidores sobre os custos variáveis da geração de energia. As bandeiras são divididas em três cores principais:
Atualmente, estamos no patamar 1 da bandeira vermelha, mas, se o cenário piorar nos próximos meses, existe a possibilidade de ativação do patamar 2, que tem valor adicional ainda mais alto por 100 kWh consumidos.
Com o aumento na tarifa, é hora de rever hábitos e buscar formas de economizar energia no dia a dia. Medidas simples e práticas podem fazer grande diferença no valor da fatura no fim do mês
Confira algumas dicas:
Essas mudanças de hábito, por mais simples que pareçam, fazem diferença no orçamento doméstico e ajudam a enfrentar os períodos de bandeira tarifária elevada.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…