Taxa de juros terá aumento para consignados do INSS

Na semana passada houve a aprovação da redução no teto da taxa de juros do empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A mudança, porém, desagradou os bancos que deixaram de oferecer esse produto para aposentados e pensionistas.

A redução dos juros foi aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) no dia 13 de março. A proposta, que passou a valer depois da publicação no Diário Oficial, reduziu a taxa de juros do empréstimo consignado do INSS de 2,14%, para 1,70% ao mês. 

Diante dessa situação, os bancos começaram a se posicionar e decidiram ser inviável oferecer consignado para aposentados e pensionistas do INSS dentro dessas condições. Bancos públicos e privados suspenderam o serviço 

A proposta de redução do empréstimo consignado do INSS foi do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. A aprovação e início imediato da decisão sem passar por outros ministros, como o da Fazenda, gerou algumas críticas. Por isso, a decisão passa por uma reavaliação.

Leia também: Consignado INSS: Crescimento De 20% Em Volume De Crédito Neste Ano. Confira Os Detalhes!

Aumento na taxa de juros

Na noite de segunda-feira, dia 20, o governo federal resolveu que vai aumentar a taxa de juros do consignado do INSS. O novo percentual ainda não está definido, mas deve ficar entre 1,9% e 2%.

A fim de estabelecer um número final, uma nova reunião será realizada até a próxima sexta-feira, dia 24, e com representantes dos sistemas financeiro e bancário. O encontro deverá ocorrer após a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), na quarta-feira, dia 22, que decidirá sobre a taxa básica de juros. O governo tem feito pressão para que o índice, atualmente fixado em 13,75%, caia.

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que oferece taxas mais baixas e condições de pagamentos mais interessantes que outras formas de obter crédito. As parcelas tem desconto mensal do benefício do aposentado ou pensionista.

Esse tipo de crédito oferece risco quase zero de inadimplência por possuir garantia de pagamento. Isso porque o desconto das parcelas é feito diretamente da folha de pagamento ou contracheque do trabalhador, antes mesmo do salário cair em conta.

Outro detalhe importante é que o crédito consignado não leva em consideração se a pessoa está negativada ou não, o que importa é ter margem para contratar um empréstimo.

No entanto, é preciso que o contratante esteja de acordo com o cumprimento dos requisitos e regras da instituição que deseja solicitar o crédito.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

PIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!

É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…

10 horas ago

Alerta Fiscal ICMS/SP: código “cBenef” será obrigatório em Nota Fiscal a partir de abril

Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…

11 horas ago

Trabalho temporário: conheça as regras para as empresas e os direitos do trabalhador

Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…

11 horas ago

Reabilitação profissional do INSS: como fazer, benefícios e recursos

O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…

12 horas ago

Consultoria de investimentos: o que é e por que é importante

Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…

13 horas ago

Salário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026

Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico

13 horas ago