Fique Sabendo
Temporais e chuvas estão na previsão; veja o que esperar do tempo
Brasil recebe novo alerta para chuvas intensas em várias áreas e regiões; veja como fica o tempo nos próximos dias.
Após um final de semana com chuvas intensas, o tempo instável vai continuar afetando a região Sudeste do Brasil. De acordo com a previsão, a partir de quarta-feira (09/04), a chuva retorna com força, trazendo risco de temporais, ventos fortes e temperaturas amenas em várias áreas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por isso, é importante que os moradores da região fiquem atentos às mudanças climáticas nos próximos dias.
Sistema de baixa pressão e aumento da umidade intensificam a chuva
O fenômeno climático que provoca a intensificação das chuvas na região é o sistema de baixa pressão, combinado com o fluxo constante de umidade que chega do oceano. Esse sistema favorece o aumento da instabilidade atmosférica, o que resulta em pancadas de chuva mais intensas, principalmente nas áreas mais afetadas pela umidade.
O mapa de risco para esta quarta-feira indica que todo o estado de São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais e a faixa centro-sul do Rio de Janeiro devem experimentar chuvas moderadas a fortes. No entanto, o alerta para temporais se concentra em algumas áreas mais críticas, como o litoral sul de São Paulo e a região metropolitana da cidade de São Paulo, onde são esperados ventos fortes e precipitações mais intensas.
MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora
Previsão para o Sudeste: mais chuvas e ventos fortes
As áreas em amarelo no mapa indicam regiões com chuvas moderadas, com rajadas de vento que podem alcançar até 70 km/h, enquanto nas áreas em vermelho, as rajadas podem atingir até 90 km/h. Essas rajadas de vento podem representar um risco, especialmente para a segurança de quem for trafegar pelas ruas ou permanecer em áreas externas.
Ainda segundo as previsões, além das chuvas fortes, há possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra em algumas áreas de maior risco, principalmente nas regiões serranas e no litoral. As autoridades locais devem continuar monitorando a situação para garantir a segurança dos cidadãos.
Veja mais, mas ainda hoje:
- Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei
- Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
- Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ
- Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
- Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!
Olhando para o resto da semana: chuvas continuam até o fim de semana
A previsão indica que a chuva deve continuar durante o resto da semana e também no final de semana. Em São Paulo, a chuva vai reduzir um pouco, mas ainda será registrada, principalmente na faixa litorânea do estado. Já no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, a previsão é de que a chuva se espalhe para outras áreas, com novos acumulados.
O impacto das chuvas também deverá se concentrar no litoral sul de São Paulo, no norte do Espírito Santo e no norte de Minas Gerais. Nessas áreas, o acumulado de precipitação pode alcançar até 80 mm, com a expectativa de que as pancadas de chuva se tornem mais frequentes, o que aumenta o risco de alagamentos e transtornos nas vias públicas.
Fique atento e proteja-se
Como sempre, a recomendação é que os moradores dessas regiões tomem precauções. É importante manter-se informado sobre as condições meteorológicas e seguir as orientações das autoridades locais. Evitar áreas de risco, como encostas e locais propensos a alagamentos, além de não se expor a ventos fortes, é fundamental para garantir a segurança.
Além disso, a recomendação é que, caso esteja em locais de risco, o melhor seja permanecer em casa ou buscar abrigo em locais mais seguros. O tempo instável nos próximos dias exige que a população esteja preparada para possíveis imprevistos. Fique atento às atualizações e cuide da sua segurança e da sua família.
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
Contabilidade3 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária3 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
Economia4 dias agoSenado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets
-
MEI5 dias agoAtenção MEI! Nova regra da Receita soma renda pessoal ao faturamento

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.