Estamos vivenciando a 4° revolução industrial, diretamente ligada aos avanços tecnológicos — o mercado está em constante desenvolvimento e a cada ano percebemos que diferentes tecnologias vêm desempenhando papel fundamental nas rotinas empresariais.
Então, em vez de mirar em qualquer tipo de negócio, é interessante conhecer as tendências do empreendedorismo para o ano que vem, baseadas no que já está fazendo sucesso ou demonstrando potencial atualmente.
Para saber quais são algumas dessas tendências, continue acompanhando este artigo!
Afinal, quais são as tendências do empreendedorismo para 2019? Confira:
Além do que foi visto acima, o mercado está fervilhando também nos segmentos de softwares e aplicativos, plataformas de trabalho remoto, consultorias de marketing digital e tecnologias inovadoras.
Está iniciando agora no mundo do empreendedorismo e ainda não sabe muito bem o que fazer ou o que esperar?
Bom, um dos primeiros passos é se preparar para lidar com questões burocráticas desde o início e entender que a inovação às vezes não é opção, e sim necessidade.
Primeiramente, saiba que há muitos desafios a serem superados — empreender exige resiliência, comprometimento e persistência;
Invista em sua qualificação: se capacite por meio de cursos, estude a teoria relacionada ao seu negócio (como termos técnicos e conceitos da área, por exemplo) e teste seus conhecimentos na prática;
Crie um plano de negócio completo, bem detalhado e estruturado: se planejar estrategicamente antes mesmo de empreender evita falhas no percurso;
Dê a devida atenção à gestão financeira;
Invista em marketing digital;
Ofereça treinamentos para sua equipe;
Utilize ferramentas integradas de gestão, aplicativos ou outros tipos de softwares;
Aprenda a controlar o orçamento da empresa;
Saiba separar os gastos da pessoa física dos gastos da pessoa jurídica.
No Brasil, os contadores tendem a demorar mais para cumprir obrigações, já que no país o sistema tributário apresenta certa complexidade, os clientes demoram para disponibilizar as informações e documentos pedidos, alguns dados enviados são incorretos e algumas informações chegam incompletas. Cansa só de ler, não é?
Mas agora, por meio da contabilidade digital, a documentação da empresa é passada para o contador automaticamente, sem a necessidade do profissional ficar atrás das informações a serem passadas pelo cliente.
“Mas por que a integração contábil é tão importante?”, você pode se perguntar. Explicamos: ela é fundamental para otimizar os processos operacionais da empresa. Resumidamente, seu sistema contábil é integrado à área financeira do cliente, basta exportar os dados fiscais e contábeis com apenas alguns cliques. Fácil, rápido e muito útil.
Enfim, neste artigo vimos algumas tendências do empreendedorismo. Lembrando que, enquanto a reforma tributária não chega para facilitar a rotina dos profissionais da área de contabilidade, é preciso otimizar processos.
Conteúdo via Gestão Click
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…