Chamadas
Tenho dores nas costas, posso receber algum benefício do INSS?
Ao longo da vida e com o avanço da idade, é comum que certos problemas de saúde apareçam com mais incidência, o que inclui possíveis dores nas costas. Isto pode ocorrer pelos mais diversos motivos, má-postura, carregar pesos excessivos, sedentarismo, tabagismo, dentre outros.
Além disso, a incisão ou agravamento de algumas doenças também podem gerar dorsalgia (dores nas costas). Este é o caso de enfermos como: escoliose, artrose, hérnia de disco, fibromialgia, obesidade, cálculo renal, entre outras.
Em todo caso, tal condição pode impactar de diferentes maneiras na vida da pessoa, enquanto participante da sociedade, de modo que muitas vezes fica incapacitado de trabalhar. É nessa situação que os segurados podem recorrer aos benefícios do INSS.
Benefícios por incapacidade
Os chamados benefícios por incapacidade, são justamente àqueles os quais são concedidos quando o segurado não consegue mais exercer suas funções de trabalho, de maneira temporária ou permanente.
Em resumo, quem se encontra nessa condição, pode solicitar dois benefícios, sendo o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. Neste ponto, é preciso destacar que os dois benefícios são distintos e possuem diferença entre eles, apesar do intuito ser semelhante.
Nesta linha, a grande diferença se dá na gravidade do estado do segurado. Caso a incapacidade seja temporária, ele será destinado ao auxílio-doença, entretanto, se a perícia considerar a condição permanente, a pessoa poderá se aposentar por invalidez.
Critérios para solicitar os benefícios
Assim como em outros benefícios governamentais, tanto o auxílio-doença como a aposentadoria por invalidez possuem certas regras de concessão. Ou seja, para ser possível receber os benefícios é preciso atender aos critérios exigidos. Confira:
Critérios do auxílio-doença
- Possuir a qualidade de segurado (estar contribuindo com INSS ou se encontrar em período de graça);
- Cumprir com a carência mínima de 12 contribuições mensais;
- Estar afastado do trabalho há pelo menos 15 dias;
- Comprovar a incapacidade temporária por meio da perícia médica.
Critérios da aposentadoria por invalidez
- Possuir qualidade de segurado;
- Cumprir com a carência de 12 meses de recolhimento;
- Comprovar a incapacidade permanente por meio da perícia médica.
Importante! O período de carência pode ser dispensado nos seguintes casos: segurados especiais; incapacidades originadas de acidentes de qualquer natureza acidentes ou doenças atrelados a atividade de trabalho; ser portador de alguma doença listada no o artigo 151 da Lei 8.213/.
Documentos para perícia médica
No comparecimento da perícia médica do INSS, é de suma importância que o segurado leve consigo documentos capazes de comprovar a incapacidade, tais como:
- Laudos médicos;
- Atestados;
- Relatórios;
- Exames;
- Receitas de medicamentos;
- Entre outros.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional19 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep