Chamadas
Ter o comprovante de inscrição do CNPJ, basta para quaisquer comprovações
Em geral, dificilmente alguém nunca, pelo menos, ouviu falar da sigla CNPJ, até porque o termo é bem conhecido entre as pessoas que atuam no meio empresarial, como microempreendedores individuais (MEI), por exemplo. Saiba a importância do cadastro.
Em suma, CNPJ significa (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que nada mais é que a formalização de uma entidade como empresas, sociedades, organizações, etc. Sendo assim, a registro é essencial para quem deseja abrir um negócio, ou sair do trabalho informal.
O CNPJ corresponde a uma numeração composta por 14 dígitos, registrada pela Receita Federal, órgão este que também é responsável por gerar o CPF (Cadastro Nacional de Pessoas Físicas). Tal numeração, basicamente, serve para identificar empresas por parte do governo e demais pessoas.
Nesta linha, no documento referente ao CNPJ, é possível encontrar diversas informações relacionadas a empresa, como: nome jurídico, nome fantasia (caso haja), endereço, contato, situação cadastral, descrição da respectiva atividade, código da natureza jurídica, entre outras.
Diante disso, é entendido que o registro reúne uma série de informações cadastrais que podem servir de fonte para diferentes finalidades, Além do mais, o CNPJ é integrado à órgãos de registro e administrações tributárias, através do Redesim.
Considerando que o CNPJ é a fonte oficial de informações cadastrais de uma empresa, a Receita esclarece que não será preciso exigir da pessoa jurídica alguma comprovação de outra fonte. Isto porque, “o comprovante de inscrição e situação do CNPJ é suficiente para quaisquer comprovações”, divulgou a Receita Federal, em nota, na última sexta-feira (27). Para emitir o documento, basta acessar o serviço “Consultar CNPJ” na página Gov.br.
Por fim, cabe salientar que existem alguns casos específicos em que será necessário entrar em contato com o órgão, como é a situação do GFIP, documento em que constam informações atreladas a vínculos empregatícios e remunerações.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
CLT1 dia ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep