Ter o comprovante de inscrição do CNPJ, basta para quaisquer comprovações

Em geral, dificilmente alguém nunca, pelo menos, ouviu falar da sigla CNPJ, até porque o termo é bem conhecido entre as pessoas que atuam no meio empresarial, como microempreendedores individuais (MEI), por exemplo. Saiba a importância do cadastro. 

Em suma, CNPJ significa (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que nada mais é que a formalização de uma entidade como empresas, sociedades, organizações, etc. Sendo assim, a registro é essencial para quem deseja abrir um negócio, ou sair do trabalho informal. 

O CNPJ corresponde a uma numeração composta por 14 dígitos, registrada pela Receita Federal, órgão este que também é responsável por gerar o CPF (Cadastro Nacional de Pessoas Físicas). Tal numeração, basicamente, serve para identificar empresas por parte do governo e demais pessoas.

Nesta linha, no documento referente ao CNPJ, é possível encontrar diversas informações relacionadas a empresa, como: nome jurídico, nome fantasia (caso haja), endereço, contato, situação cadastral, descrição da respectiva atividade, código da natureza jurídica, entre outras. 

Diante disso, é entendido que o registro reúne uma série de informações cadastrais que podem servir de fonte para diferentes finalidades, Além do mais, o CNPJ é integrado à órgãos de registro e administrações tributárias, através do Redesim.

Considerando que o CNPJ é a fonte oficial de informações cadastrais de uma empresa, a Receita esclarece que não será preciso exigir da pessoa jurídica alguma comprovação de outra fonte. Isto porque, “o comprovante de inscrição e situação do CNPJ é suficiente para quaisquer comprovações”, divulgou a Receita Federal, em nota, na última sexta-feira (27). Para emitir o documento, basta acessar o serviço “Consultar CNPJ” na página Gov.br.

Por fim, cabe salientar que existem alguns casos específicos em que será necessário entrar em contato com o órgão, como é a situação do GFIP, documento em que constam informações atreladas a vínculos empregatícios e remunerações. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Lucas Machado

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

34 minutos ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

2 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

3 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

4 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

7 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

8 horas ago