Terei que trocar minha identidade pelo novo RG? Qual a validade?

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) teve sua criação com o intuito de modernizar o sistema de identificação no Brasil, tornando-o mais eficiente, seguro e alinhado com as novas tecnologias. 

Ela facilita a vida dos cidadãos ao reduzir a quantidade de documentos necessários e ao oferecer maior proteção contra fraudes e roubo de identidade. Além disso, a centralização do CPF como número único de identificação simplifica o acesso a serviços públicos e privados.

A implementação da nova CIN avança pelos estados do país. Aos poucos, novas localidades vão passar a oferecer o documento de identificação mais moderno e seguro.

Mas até quando é a validade do RG antigo? Todos têm a obrigação de trocar? Acompanhe!

Vantagens da Nova Carteira de Identidade

A nova carteira de identidade traz várias melhorias em relação ao antigo Registro Geral (RG), incluindo:

  1. Unificação de documentos: A nova carteira unifica diversos documentos, como o CPF e RG, em um único documento, o que facilita o uso e reduz a necessidade de portar múltiplos documentos.
  2. Validade em todo o território nacional: O novo documento é padronizado e tem validade em todo o Brasil, evitando problema de aceitação em outros estados.
  3. Maior segurança: Com a adoção de tecnologias avançadas, como QR Code e elementos de segurança modernos, o documento se torna mais difícil de ser falsificado, garantindo maior proteção contra fraudes.
  4. Acesso digital: Além da versão física, a nova identidade pode ser acessada digitalmente, facilitando o uso em situações onde o documento físico não está disponível.
  5. Inclusão de informações adicionais: O documento permite a inclusão de informações adicionais, como tipo sanguíneo, condições de saúde, e outros dados relevantes, que podem ser úteis em emergências.
  6. Integração com bases de dados: A nova carteira facilita a integração com bases de dados nacionais, permitindo um melhor controle e combate a fraudes em benefícios e outros serviços públicos.

Essas vantagens tornam a nova Carteira de Identidade um documento mais prático, seguro e funcional para os cidadãos brasileiros.

Emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional

Para obter a primeira via gratuita da CIN, os cidadãos deverão seguir os seguintes passos:

  1. Agendamento Prévio
  2. Documentação Necessária: Apresentar certidão de nascimento ou casamento original. Se plastificada, levar cópia adicional.
  3. Atendimento nos Postos SAC: Comparecer ao posto agendado com a documentação exigida para finalizar o processo.

Prazos de Validade da Nova Identidade

A validade da CIN varia conforme a faixa etária do cidadão:

  • 0 a 12 anos incompletos: 5 anos de validade
  • 12 a 60 anos incompletos: 10 anos de validade
  • Acima de 60 anos: Validade indeterminada

Não há obrigatoriedade imediata para troca do antigo RG. Este permanecerá válido até 28 de fevereiro de 2032.

O que muda com a nova identidade?

A Carteira de Identidade Nacional, que segue a Lei nº 14.534/2023 sancionada pelo presidente Lula, estabelece o CPF como o único número necessário para identificar um cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

Anteriormente, cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um para cada unidade federativa. Com a nova identidade, o brasileiro passará a usar apenas o CPF como número de identificação.

A implementação da nova identidade reduz a probabilidade de fraudes, pois antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF.

Com a Carteira de Identidade Nacional, o cidadão passará a ter apenas um número de identificação.

A nova carteira também inclui um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e saber se houve roubo ou perda, por meio de qualquer smartphone.

Além disso, possui um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, tornando-o também um documento de viagem.

Quanto custa a nova identidade?

A primeira emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), bem como as renovações, tanto em papel quanto em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas, conforme a Lei 7.116/83. No entanto, a segunda via é cobrada e a taxa varia de estado para estado.

Além disso, se o cidadão optar pela versão em policarbonato (plástico), haverá uma cobrança adicional pelo estado emissor.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

7 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

10 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

10 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

11 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

12 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

13 horas ago