Chamadas
Termine 2023 e comece 2024 financeiramente bem!
Estamos no último mês do ano e este é o momento ideal para se refletir sobre tudo o que passou e se preparar para o que está vindo. Essa preparação inclui adotar um planejamento financeiro bem estruturado, caso você ainda não tenha. E se já tiver um planejamento, mas com falhas ou pendências a serem cumpridas, chegou a hora de mudar o comportamento para 2024.
É fato que 2023 não foi um ano fácil, ainda mais em um cenário de altas taxas de juros, que acabam prejudicando a economia e população de maneira geral, que muitas vezes não se dá conta logo de cara que esse fenômeno está acontecendo em grande escala.
Leia também: Planejamento Financeiro: Veja Os Erros Mais Comuns
Por outro lado, dados mostram que existe luz no fim do túnel. A revisão do Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta o Brasil como um dos países que terão uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 maior do que a esperada no início do período. Segundo as projeções mais recentes, a economia brasileira crescerá 3,1% ainda neste ano.
No entanto, apesar da promessa de melhora da situação do país, isso não significa que agora seja o momento de contrair novas dívidas, mas sim de se organizar e quitar as já existentes para conseguir encerrar 2023 com tranquilidade.
Leia também: 3 aplicativos de finanças pessoais para auxiliar na organização do orçamento
Todos nós sabemos que final do ano tende a ser uma época de inúmeros gastos, mas quem possui um planejamento financeiro adequado já está pronto para realizar as compras de Natal e até de Ano Novo sem exagerar, e muito menos extrapolar o orçamento. Que fique claro: ninguém está proibido de fazer compras, mas é importante entender que não é preciso começar 2024 endividado para aproveitar de verdade o que as festas proporcionam.
Pensando nisso, fazer um planejamento financeiro pessoal é uma excelente maneira de começar o ano novo com metas claras e sustentáveis. Aqui está um guia com o passo a passo para ajudar você a criar um plano financeiro para o próximo ano:
Passo 1: Avalie a situação atual
Analise suas finanças atuais: liste todas as suas fontes de renda. Em seguida, anote todos os seus gastos mensais, categorizando-os (moradia, alimentação, transporte, lazer, etc.). Assim, será possível descobrir o potencial de sobra de cada mês. Você pode fazer isso com a ajuda de nossos materiais gratuitos.
Passo 2: Defina metas financeiras realistas
Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo: por exemplo, criar uma reserva de emergência, pagar dívidas, economizar para uma viagem, investir para complementar a aposentadoria. Priorize e classifique suas metas com base na importância e urgência.
Passo 3: Reduza despesas
Identifique gastos desnecessários: avalie onde você pode cortar despesas sem comprometer seu estilo de vida. Negocie contas e contratos, pesquise por melhores ofertas em serviços como internet, TV a cabo, seguros, etc.
Passo 4: Crie uma reserva de emergência
Estabeleça um objetivo para a reserva: recomenda-se ter, inicialmente, de 3 a 6 meses de despesas básicas guardadas. Automatize as suas economias, por exemplo, e configure as transferências automáticas para a conta de emergência assim que receber sua renda.
Passo 5: Pague as dívidas
Liste todas as suas dívidas, incluindo o valor total, taxa de juros e valores dos pagamentos mensais. Crie um plano de pagamento: priorize as dívidas com as taxas de juros mais altas e, gradualmente, trabalhe para quitar todas.
Passo 6: Invista no futuro
Pesquise opções de investimento: considere suas metas e tolerância ao risco ao escolher entre ações, renda fixa , fundos, etc. Automatize os investimentos (também nesta etapa), ou seja, configure contribuições automáticas para sua conta de investimento assim que receber sua renda.
Passo 7: Revise e atualize seu plano regularmente
Reveja seu progresso mensalmente, avalie seu orçamento, suas metas e faça ajustes conforme necessário. Esteja preparado para mudanças: a vida pode trazer surpresas, então esteja disposto a ajustar seu plano conforme necessário.
Lembre-se, a chave para o sucesso financeiro é a consistência e o comprometimento. Ajuste seu plano conforme necessário e celebre suas conquistas ao longo do ano.
Por João Victorino, administrador de empresas e especialista em finanças pessoais.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
INSS3 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.