Conforme o Jornal Contábil, havia publicado na última-sexta-feira, dia 27, muitos leitores haviam enviado mensagens informando que tanto as empresas como os escritórios contábeis receberam de seus clientes Termo de Exclusão do Simples Nacional
Essas mensagens pegaram muitos micro e pequenos empresários de surpresa. Pior ainda, em muitos casos, os empresários não conseguiram abrir nem o termo de exclusão e nem o relatório de pendências.
Todavia, nesta segunda-feira, dia 30, a Receita Federal do Brasil emitiu um comunicado oficial informando que foram cancelados os Termos de Exclusão do Simples Nacional emitidos e enviados entre os dias 24 e 27 de junho de 2025.
Leia também:
De acordo com a Receita, houve erro no processamento dos “Relatórios de Pendências” vinculados aos Termos de Exclusão.
Está sendo enviada uma mensagem para a Caixa Postal de cada um dos contribuintes atingidos comunicando sobre o cancelamento. Se houver dúvidas sobre como consultar o comunicado, verifique o Manual do DTE SN – Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional, disponível no Portal do Simples Nacional.
De acordo com a Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional, nos próximos dias será iniciado o processamento de um novo lote.
A finalidade é a de excluir do Simples Nacional os contribuintes que possuírem débitos em cobrança na Receita Federal do Brasil e/ou inscritos em Dívida Ativa da União, razão pela qual é sugerida a regularização desses débitos o mais breve possível.
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.