Todo cuidado é pouco! Conheça 4 dicas para evitar fraudes durante as compras

A melhor maneira de aproveitar as ofertas e evitar problemas futuros é ficar longe de golpes e fraudes. A seguir, confira algumas dicas para não cair em golpes e fazer as compras com segurança.
 

Fique de olho na reputação da loja e leia os comentários de consumidores

Quando for realizar uma compra é sempre importante que você avalie a reputação da loja.

  • Ela é conhecida?
  • No caso de lojas online, ela também possui uma loja física?
  • Quais são os comentários de outros compradores?
  • Há relatos de consumidores satisfeitos com a compra? Estas perguntas podem evitar um potencial golpe.

Leia Também: 4 Dicas Para Reduzir Fraudes Em Importações No E-Commerce

Sites como o portal Reclame, desenvolvido pelo grupo Euroconsumer, também podem auxiliar na procura.

Muitos comentários negativos e avaliações baixas são um alerta e devem ser considerados na hora da compra.

Verifique se o site é seguro


 
É muito importante que você confira o domínio do e-commerce antes de finalizar uma compra.

Caso haja erros de português básico e a ausência de um cadeado ao lado da URL, é melhor não confiar no site.

Os selos de segurança aparecem no rodapé da página e também contribuem para a confiabilidade da loja.

Se você perceber algo estranho, é importante repensar e pesquisar mais sobre a loja.

Leia também: Fraudes Em Passagens Aéreas! Prejuízo Para Todos!
 

Desconfie de preços muito baixos e ofertas


Muitos golpes são bem-sucedidos porque oferecem preços baratos, ofertas imperdíveis e descontos muito grandes.

Mas, o barato pode sair caro quando o consumidor efetua o pagamento e não recebe o produto, recebe com defeito ou com qualidade muito inferior.

Leia também: Fraudes Em Empresas: Conheça As 10 Fraudes Mais Comuns


Não forneça informações pessoais e financeiras em sites suspeitos


Caso você perceba que um site é suspeito, não forneça informações sensíveis como CPF, número do RG, endereço, telefone ou número de cartões de crédito e dados bancários.

Bia Montes

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