FGTS / Imagem por @gustavomellossa / freepik / editado por Jornal Contábil
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) possui uma modalidade chamada saque-aniversário que permite ao trabalhador antecipar até três anos o saque. A modalidade permite que o trabalhador retire uma parte do FGTS, uma vez por ano, sempre no mês de seu aniversário.
Quem tem contas ativas ou inativas do FGTS pode aderir ao saque-aniversário, porém, a regra diz que neste caso, o trabalhador ficará impedido de retirar o valor total do Fundo de Garantia caso ocorra a sua demissão sem justa causa, entretanto, receberá a multa de 40% que é sobre o valor do saldo do FGTS depositado pela empresa.
A Caixa Econômica Federal também possibilita que você faça um saque maior que o realizado pelo saque-aniversário, uma vez por ano. Será possível antecipar em até três anos o saque-aniversário do FGTS. Na verdade, trata-se de um empréstimo.
Você poderá fazer um empréstimo na Caixa oferecendo o saque-aniversário como garantia daquele ano em que foi solicitada a modalidade e os valores dos próximos dois anos. Você vai ter que ter em mente que foi antecipado o saque-aniversário de três anos.
A Caixa permite que você solicite um empréstimo de até R$ 2 mil. Com relação a cada ano de retiradas, dentro do valor que tenha sido pedido, que será igual ou superior a R$ 300.
Sendo que a data da última retirada não poderá passar de 999 dias, que são contados a partir do momento que você faz a contratação do crédito. Os juros são de 1,09% ao mês.
Para antecipar o saque-aniversário será preciso ficar atento aos procedimentos, como ser cliente do banco e maior de 18 anos. Confira:
Quando o empréstimo for autorizado pela Caixa Econômica Federal, o empregado fará a solicitação pelo aplicativo da instituição financeira. Veja os procedimentos:
Entrar no internet banking da Caixa com o seu login de usuário e também a senha;
depois, escolha a opção “Crédito” em seguida, “Empréstimo Antecipação Saque Aniversário”;
No aplicativo, você vai escolher a opção “simular” e verificar os valores que serão disponibilizados, além das taxas e condições do empréstimo com base na cotação do dia da solicitação do trabalhador;
sendo necessário confirmar as informações do cadastro e também de solicitação do crédito realizado;
após, você informará a senha do app e vai clicar em confirmar;
terminando esses procedimentos, o FGTS bloqueará o valor pedido e confirmará o empréstimo;
Será feito o depósito, no dia seguinte, da quantia disponibilizada pela Caixa.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…