Trabalhador que processa empresa conseguirá outro emprego?

O trabalhador muitas vezes quando tem problemas com a empresa onde trabalha pensa duas vezes antes de ir à justiça, com medo de receber represálias e não conseguir novo emprego. Existem mitos e certas crenças sobre esse assunto. Será que realmente uma pessoa que processa uma antiga empresa vai ficar mal visto no mercado de trabalho?

O trabalhador para recorrer à justiça contra uma empresa, precisa estar sofrendo abuso por parte do seu chefe, ou a empresa não estar cumprindo as leis trabalhistas, atrasando pagamento de salário, não pagando horas extras e não cumprindo regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Nada vai impedir que uma empresa contrate um funcionário que já processou uma antiga empresa onde trabalhava, desde que tenha sido por motivos honestos. Caso você tenha processado uma empresa antiga e ao procurar novo emprego é recusado pelo empregador, é sinal que ele (empregador) também não esteja cumprindo o seu papel como a lei determina.

Pois vamos ser sinceros, a empresa que está agindo dentro da lei, não terá medo de contratar um funcionário que já tenha entrado na justiça contra um empregador que não cumpria as regras da CLT.

O empregado ter processado um antigo empregador não será motivo suficiente para evitar a sua contratação. Lembrando que existe a Justiça do Trabalho, que é responsável em manter e determinar a ordem das relações do trabalho.

Por isso, trabalhador, quando você estiver numa empresa que não cumpra com as regras trabalhistas, não tenha medo de procurar seus direitos na Justiça.

Porém, nem todo trabalhador é santo, existem aqueles que entram na justiça contra uma empresa de forma maliciosa. Ou seja, para se dar bem. Esse tipo de atitude pode realmente manchar o seu currículo.

O trabalhador honesto, que for prejudicado por não estar recebendo seu salário em dia, não ter seus direitos trabalhistas respeitados, aí sim, devem entrar na Justiça para buscar seus direitos.

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

2 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

3 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

5 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

5 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

8 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

9 horas ago