Chamadas
Trabalhadores com Covid-19 têm direito a auxílio-doença?
Se ausentar das atividades laborais nunca é uma opção. Ficar doente, convalescendo em casa é bastante desagradável. Contudo, uma das doenças que causou maior número de trabalhadores afastados dos seus postos de trabalho foi a Covid-19. Nestas horas, o segurado do INSS pode contar com o benefício do INSS chamado de auxílio-doença. Mas, para obtê-lo é preciso cumprir algumas regras e passar pela perícia do INSS.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência, 68.014 benefícios foram concedidos de janeiro a julho deste ano devido a essa enfermidade causada pelo Coronavírus. Nos primeiros sete meses de 2021, a Covid-19 foi a principal causa de afastamentos do trabalho acima de 15 dias, gerando o maior número de benefícios por incapacidade temporária (auxílio-doença).
Portanto, quem contraiu Covid poderá recorrer, sim, ao auxílio doença. Mas será preciso seguir algumas regras para não ter o pedido indeferido. É preciso prestar atenção. Acompanhe.
O que é o auxílio-doença?
Também denominado auxílio por incapacidade temporária, trata-se de um benefício previdenciário concedido pelo INSS justamente ao trabalhador que está impossibilitado de exercer sua função em razão de doença, recomendação médica ou acidente.
Não é concedido imediatamente. O trabalhador precisa apresentar atestado médico comprovando a sua incapacidade ao trabalho pelo período de 15 dias que é pago pelo empregador. Somente após esse tempo que o trabalhador é encaminhado ao INSS a fim de realizar perícia.
Quem tem direito ao auxílio-doença?
Antes de mais nada, vamos explicar quem tem direito a esse benefício. Será preciso preencher alguns requisitos:
- Estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos, ou intercalados nos últimos 60 dias pela mesma doença;
- Ter a qualidade de segurado (estar contribuindo ao INSS);
- Ter contribuído em favor do INSS por pelo menos 12 meses (exceto se portador de uma das doenças previstas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001, doenças profissionais ou incapacidade em razão de acidente).
Auxílio-doença para quem contraiu Covid
No ano passado, a doença causada pelo novo coronavírus foi responsável pela concessão de 37.045 liberações de auxílio-doença. Em 2020, a Covid-19 foi a terceira maior causa de afastamento, atrás de problemas relacionados à coluna e ao ombro.
Se você contraiu a Covid-19 é preciso permanecer afastado do trabalho por 15 dias, mediante atestado médico apresentado à empresa. Passando esse período e persistindo os sintomas, o pagamento do salário é suspenso pela empresa e o trabalhador passa a receber o benefício por incapacidade temporária.
Se as sequelas da doença impedirem a atividade laboral, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social contam com o auxílio por incapacidade temporária. Se a incapacidade for definitiva, é possível trocar de função no trabalho ou se aposentar por invalidez. Mas tudo dependerá do que o perito do INSS vai atestar.
Afinal, o que caracteriza o direito do trabalhador ao auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez é a incapacidade que a sequela da doença traz para exercer a atividade laboral. Por exemplo, um professor de educação física que perde a capacidade de respiração ficará prejudicado em dar suas aulas.
A perícia deverá atestar que o trabalhador está incapaz de forma provisória ou permanente para exercer a sua função.
Como solicitar o benefício?
Para agendar a solicitação, pode ser por meio do telefone 135 ou pela internet no site MEU INSS.
Preencha com seus dados pessoais e depois escolha a agência e a data para a realização da perícia. Normalmente, após a perícia o resultado sai no mesmo dia.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional6 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional3 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT5 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep