Categories: ChamadasFique Sabendo

Trabalhadores poderão contar com até 2 “feriadões” em abril 

Conforme o calendário de feriados e dias comemorativos de 2023, este ano estará recheado de datas que permitirão as emendas tão queridas pelos trabalhadores. Estamos nos referindo aos famosos feriadões que viabilizam um descanso maior das atividades laborais, à medida que nas referidas datas é possível aproveitar dias seguidos de puro lazer. 

Em suma, os feriadões ou feriados prolongados ocorrem quando as datas comemorativas caem próximas de dias de sábado e domingo, quando muitos trabalhadores já possuem um descanso semanal. Nesta linha, feriados programados para ocorrer em segundas e sextas feiras acabam se emendando com o final de semana e promovendo dias consecutivos de folgas. 

Ao todo, 2023, conta com 8 datas que podem representar feriados prolongados. Só em abril, os trabalhadores poderão aproveitar até dois feriadões, visto que ambas as datas cairão em uma sexta feira do mês. Dito isso, não deixe de acompanhar as datas, faça os planejamentos e já comece a pensar nas possibilidades. 

Feriadões de abril

O mês de abril desse ano irá chegar com dois feriados prolongados, sendo ambos de nível nacional, ou seja, as datas valem para toda a população Brasileira. A primeira licença laboral em questão, refere-se a sexta-feira santa ou paixão de cristo (7 de abril), data de cunho religioso que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no calvário. 

No âmbito religioso, ainda há duas datas que representam dias solenes, sendo a Páscoa e o sábado santo, porém, além de ambas caírem no final de semana, elas integram a lista de feriados oficiais do Brasil. 

Contudo, há um segundo feriadão programado para o final do mês, mais precisamente em 21 de abril, o dia de Tiradentes, personagem mártir da história brasileira que foi enforcado e esquartejado devido ao seu envolvimento na inconfidência mineira.  

Outros feriados prolongados programados para 2023

Como dito, 2023 está lotado de datas comemorativas que representam os queridos feriadões. No entanto, falo como uma possibilidade, pois, alguns dias não são necessariamente feriados, mas, pontos facultativos. 

Conforme previsto na legislação trabalhista, os feriados nacionais garantem as folgas obrigatórias a todos os trabalhadores brasileiros. Quando houver expediente nessas datas, é necessário pagar o dobro da hora, ou conceder alguma folga futura ao funcionário. 

Por outro lado, os pontos facultativos não são de dispensa obrigatória, ou seja, caberá ao empregador/empresa decidir se haverá folga no dia ou não. Em geral, as datas beneficiam servidores públicos, visto que a grande maioria dos órgãos dispensam o trabalhador do expediente nestes dias. 

De todo modo, veja o calendário com todas as 8 datas comemorativas que podem representar dias consecutivos longe do trabalho.

  1. 7 de abril, Sexta-feira Santa (sexta-feira);
  2. 21 de abril, Tiradentes (sexta-feira);
  3. 1º de maio, Dia do trabalho (segunda-feira);
  4. 8 de junho, Corpus Christi (quinta-feira) –  ponto facultativo;
  5. 7 de setembro, Dia da independência do Brasil (quinta-feira);
  6. 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida (quinta-feira);
  7. 02 de novembro, Dia de finados (quinta-feira);
  8. 25 de dezembro, Natal (segunda-feira).

Como vimos acima, a partir do mês de junho surgem feriados que caíram nas quintas feiras. Tais datas ainda podem representar feriados prolongados, pois, algumas instituições emendam as quintas e sextas com o fim de semana. Um bom exemplo é o caso do professor, visto que muitas escolas e universidades fazem emendas nestas situações.

Lucas Machado

Recent Posts

Quem assume o pagamento do salário do segurado que aguarda perícia?

Fila do INSS faz com que muitos segurados fique à espera de respostas

16 horas ago

Aposentadoria Especial: PPP Eletrônico se torna prova essencial e acesso é fácil

Provar que trabalhou em ambiente com riscos, o PPP é um dos documentos mais importantes

17 horas ago

Plataforma da NFS-e já recebeu adesão de 5 mil municípios

Ampliação representa um passo estratégico rumo à implementação da Reforma Tributária sobre o Consumo.

18 horas ago

Impacto do novo salário mínimo no INSS, seguro-desemprego e PIS/Pasep

Entenda o que muda com o salário mínimo de R$ 1.621 em 2026 para benefícios…

20 horas ago

Simples Nacional: regulamentadas as novas multas para obrigações acessórias

Tudo ficou estabelecido pela Resolução CGSN nº 183/2025, que regulamenta de forma definitiva as novas…

21 horas ago

Atualização de Certificado do eSocial para um novo padrão de segurança

Para garantir a compatibilidade na comunicação com o eSocial, os desenvolvedores dos sistemas de folha…

22 horas ago