A tecnologia surge como aliada na automação de processos ao aprimorar a eficiência, proporcionar atendimento personalizado ao cliente e explorar novos mercados. Surpreendentemente, apenas 52,4% das empresas avaliadas pelo Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr), realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC) e pela PwC Brasil, realizam investimentos modestos nessa transformação. Essa estatística torna-se mais desafiadora ao compreender que a transformação digital não se trata apenas de adotar tecnologia, mas também redefinir a maneira de operar.
Segundo Fabio Neves, superintendente de relacionamento da SIS Innov & Tech, consultoria em inovação, transformação digital e Tech. Hunting, a transformação digital é viável para qualquer empresa, independentemente de segmento, porte ou localização. O crucial é compreender as necessidades específicas e identificar estratégias e tecnologias adequadas. Avaliar o estágio atual da empresa e determinar como iniciar ou progredir é fundamental.
Leia também: 7 Dicas Para Empresas Realizarem Uma Transformação Digital
O processo inicia-se com uma avaliação abrangente da situação atual da empresa para identificar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à transformação digital. Em seguida, desenvolve-se uma estratégia clara, estabelecendo objetivos de curto, médio e longo prazo, e então, identificam-se as tecnologias necessárias.
Investir em treinamento é vital para garantir a preparação dos funcionários para as novas tecnologias, reforça o especialista.
Empresas que se encontram em estágios intermediários da transformação digital devem concentrar seus esforços na integração de tecnologias existentes e na adoção de novas ferramentas. Passos cruciais incluem a implementação de machine learning para identificar tendências, o uso de Big Data na coleta e análise de dados, e a aplicação de blockchain para eficiência e segurança.
Leia também: RP: Transformando Empresas E Impulsionando A Eficiência
Ao avançar nesse estágio, a combinação de abordagens inovadoras com as tecnologias já implementadas torna-se crucial. Essa união não apenas evidencia a capacidade de potencializar significativamente a eficiência operacional, mas também destaca a relevância de adotar uma abordagem holística para otimizar os resultados alcançados.
Uma forma de exemplificar essa sinergia, é a combinação da Inteligência de Valor do Produto (PVI) com ferramentas de ponta, como Inteligência Artificial (Apache Spark) e Big Data (DataBricks).
A integração destas metodologias inovadoras com tecnologias avançadas destaca a capacidade de aprimorar eficiência operacional e realça a importância de uma abordagem abrangente para otimizar os resultados. Isso permite que as organizações alavanquem seu potencial de inovação, se destaquem no cenário digital, superem desafios e impulsionem o sucesso sustentável.
“Produtos e serviços que evoluem de maneira contínua e inteligente destacam-se entre os concorrentes, proporcionando benefícios como a prevenção de fraudes, a redução de desperdícios e a entrega de maior valor aos clientes”, afirma o especialista.
Para 2024, Neves destaca a importância de incluir a transformação digital nas pautas de liderança, garantindo colaboração entre departamentos e alinhamento com a estratégia da empresa. A integração eficaz requer abordagem colaborativa entre equipes, estabelecendo um ciclo de feedback contínuo para avaliação e ajustes rápidos. Isso não só assegura melhoria contínua, mas também uma governança apropriada para a transformação.
A SIS Innov & Tech é uma consultoria estratégica de Inovação e Transformação Digital que impulsiona negócios, integrando tecnologia, pessoas e processos para melhorar os resultados dos clientes.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…