Transformação mental é a próxima fronteira da análise de dados


Especialistas de diversos países tentam explicar a importância da informação digital para impulsionar os negócios. Atualmente, os dados estão disponíveis para todos, mas a aplicação depende da confiança na qualidade da fonte, na compreensão de como eles fluem e quem tem acesso ao conteúdo.


Estimativas da KPMG revelam que 90% dos dados atuais foram produzidos nos últimos dois anos, com expectativa de que esse volume dobre anualmente nos próximos cinco anos. Isso faz com que o sucesso das empresas do futuro dependa cada vez mais da compreensão correta do negócio e da seleção da tecnologia correta para processar e dar significado às informações. Ainda assim, diante da quantidade de dados disponíveis, não faz sentido processar tudo, sendo necessário definir, primeiramente, como o gerenciamento de dados suporta os objetivos e a estratégia geral da organização.


Apesar disso, 67% dos executivos globais ainda confiam em seus próprios instintos em relação aos dados que recebem, segundo o estudo CEO Survey, da KPMG, o que se contrapõe às empresas com estratégias claras de gerenciamento de dados que os utilizam para alcançar benefícios mensuráveis pouco tempo.


No Brasil, 91% dos 53 CEOs que participaram da pesquisa CEO Outlook dizem que suas organizações têm compreensão geral sobre transformação digital e 84% disseram que a maior parte dos investimentos em tecnologia é estratégico. A pesquisa também destacou que 91% estão cientes sobre a responsabilidade de proteger informações dos clientes e 87% disseram não haver dificuldades para acompanhar o ritmo de inovação tecnológica.


Dito isso, cabe destacar que há no mercado uma série de exemplos de fracassos decorrentes da falta de conhecimento operacional. Mas há também casos de empresas com equipes de vendas questionando a qualidade dos dados recebidas dos clientes. Na opinião dessas pessoas, os dados não suficientemente claros ou estavam sendo protegidos.


Para ajudar a melhorar a confiança deles, a solução é aplicar uma abordagem de análise avançada com centralização e enriquecimento dos dados. Isso ocorre com uma escala ampla de métodos e fontes, correções na qualidade de dados padrão, inteligência artificial, alavancagem de fontes de dados internas e integração de dados externos.


Desse modo, é possível aumentar a qualidade geral e aperfeiçoar a confiabilidade das informações específicas disponíveis. Ainda assim, a execução de um trabalho eficiente não pode parar aí, mas deve envolver a compreensão do processo, o aproveitamento dos benefícios e a mudança da cultura corporativa com a incorporação da estratégia de dados digitais orientada para o sucesso do negócio.


Essa transformação, que não pode se restringir aos dados, também deve ser incorporada à mentalidade dos profissionais do futuro para que tenham uma percepção diferente aplicável à cultura corporativa. Os principais líderes do futuro estão investindo na democratização conectada pois já perceberam que a grande quantidade de dados produzidos e coletados exigirão essa nova mentalidade para se manterem competitivos e melhorarem o impacto dos negócios.


Os dados que impulsionam o planejamento estratégico e a operação proativa são a filosofia central da organização conectada com elevado nível de maturidade na transformação digital que derrubará as barreiras que separam recursos humanos, finanças, compras e outras funções.

É com base nos dados e na aplicação de análises que essas organizações poderão reduzir funções verticais isoladas para chegarem a novos modelos de negócios mais focados nos clientes com uma tomada de decisão mais rápida, gerando menos custos e melhores experiências do consumidor.

*Ricardo Santana é sócio-líder da área de Análise de Dados da KPMG no Brasil.

Sobre a KPMGA KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Heymondo: a seguradora digital que está mudando a forma de viajar dos brasileiros

Entre a ampla gama de prazeres que os brasileiros podem desfrutar, viajar está entre os…

8 horas ago

Câmara aprova linha de crédito para exportadores afetados por tarifas dos EUA

A medida busca permitir o refinanciamento de obrigações, garantir a continuidade das operações produtivas e…

9 horas ago

Intervalos de descanso: o que a CLT diz e o que as empresas devem saber

A CLT define dois tipos principais de períodos de repouso que as empresas devem respeitar.…

9 horas ago

Corpus Christi passa a ser feriado estadual no Rio de Janeiro

Estado é o primeiro da Federação a oficializar Data Católica. Mudança Garante Direitos Trabalhistas

11 horas ago

Maquininhas Point Pro 3 e gestão integrada: como conectar suas vendas ao controle financeiro do negócio

Em um cenário onde a eficiência financeira é determinante para o sucesso dos pequenos e…

13 horas ago

IBGE anuncia novo processo seletivo com 9.580 vagas temporárias

Publicação do edital está prevista para novembro e a aplicação das provas será em janeiro…

13 horas ago