Designed by @wichayada / Freepik
Empreendedores de grandes e pequenos negócios passaram por uma montanha russa nos últimos anos. O financeiro das empresas acabou sendo impactado e a necessidade por empréstimos para compor o fluxo de caixa aumentou. Neste cenário, as fintechs também cresceram e começaram a receber mais investimentos para facilitar a vida dessa porção de brasileiros.
Esse é o caso da Vallus Capital, fintech que atua com a antecipação de recebíveis com o objetivo de ajudar pequenas e médias empresas a ter um fluxo de caixa saudável. Para Caio Mastrodomenico, CEO da empresa, o Brasil está passando por grandes mudanças quando se trata de negócios, mas é necessário muito mais.
O empresário comenta sobre a necessidade de dar visibilidade para os empreendedores através de políticas que possam trazer benefícios para todos os setores. “A falta de estímulo às pequenas indústrias e a complexidade tributária e trabalhista vem penalizando todo o segmento. Por isso é importante que o país volte a ter um ambiente competitivo aos olhos dos investidores”, ele conta.
Nesse cenário, empreendedores se voltam para os grandes bancos, que costumam aplicar taxas elevadas e tornam esses empresários refém de burocracias. No entanto, as fintechs surgiram para tornar o crédito mais acessível através de produtos personalizados e da melhora de resultados. Caio relata que a regulação para produtos financeiros no Brasil é alta, mas o mundo digital vem diminuindo a burocracia e aumentando a segurança nas operações financeiras em geral.
No momento, um dos maiores problemas para o setor de pequenas e médias indústrias são as tributações. “Existe uma complexidade nas tarifas aplicadas sobre os produtos no país, essa é a pedra no sapato do segmento industrial. O mesmo produto pode ter inúmeros tipos de tributação a depender da origem de produção e o destino da sua venda, onerando as companhias”, ressalta o CEO.
Pela demanda de agilidade e simplicidade na obtenção de crédito, a antecipação de recebíveis se torna uma excelente opção. “Atualmente há diversas opções de conseguir crédito, como os empréstimos oferecidos por instituições mais tradicionais. No entanto, a antecipação de notas tem menor impacto financeiro para a empresa, melhorando o fluxo de caixa sem aumentar o endividamento e o desempenho nos resultados”, finaliza.
Por Caio Mastrodomenico é CEO da Vallus Capital.
A Fintech de Antecipação de Recebíveis foi criada pelo empresário Caio Mastrodomenico no ano de 2019, com o intuito de auxiliar empresas a manterem uma boa organização financeira de seus negócios, através de uma nova modalidade de crédito, a antecipação de vendas a prazo.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…