Isenção de smartphones e computadores
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou na noite desta sexta-feira (11) a isenção das tarifas sobre smartphones, computadores e alguns outros dispositivos eletrônicos da China. A medida, isenta esses produtos das taxas de 145%.
Os outros itens que também serão excluídos de todas as taxas, incluem: células solares, telas de TV, pen-drives e cartões de memória. Esses produtos representam aproximadamente US$ 100 bilhões em importações dos EUA proveniente da China em 2024.
A decisão de isentar as taxas para esses produtos se deve por representarem parte significativa das importações da China para os EUA. Os eletrônicos dependem fortemente da cadeia de suprimentos chinesa e após a isenção das taxas, essa medida gera certo alívio para grandes empresas e consumidores americanos que estavam preocupados com os aumentos significativos nos preços.
Segundo a Reuters, a Apple acelerou os embarques vindos da Índia e chegou a fretar aviões para transportar cerca de 1,5 milhão de iPhones aos Estados Unidos, numa estratégia para contornar as tarifas impostas.
Especialistas veem as isenções como um alívio temporário para o setor de tecnologia, mas alertam que a política comercial dos EUA permanece volátil. A falta de consistência nas tarifas pode dificultar os esforços para relocalizar a produção para os Estados Unidos devido aos altos custos envolvidos.
Leia mais:
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…