Categories: Negócios

Uma pequena palavra pode aumentar suas vendas

A forma com que respondemos nossos clientes impacta nossas vendas. Tratá-lo mal vai fazer com que fique insatisfeito e não compre mais dos nossos negócios. Mas você sabia que mudanças sutis, muitas vezes ignoradas por nós, podem fazer com que aumentemos a satisfação e intenção de compra dos nossos consumidores?

Por exemplo, quando você manda um email, em nome de sua loja, desejando um bom dia, você escreve: “Eu te desejo um ótimo dia” ou “Nós te desejamos um ótimo dia”?

Ou, ainda, quando alguém te pergunta se você tem determinado produto, você responde: “Eu tenho várias peças” ou “Nós temos várias peças”?

Notou a diferença? O que é melhor usar? “Eu” ou “nós”?

Um estudo científico publicado em agosto de 2018 mostra que, quando usamos “eu”, o cliente fica mais satisfeito com a empresa e tem mais vontade de comprar. Em números, a pesquisa mostrou que a intenção de compra aumenta em até 7%.

Isso acontece porque as pessoas acreditam que o funcionário que usa a primeira pessoa está mais envolvido emocionalmente com a interação. Ou seja, há a percepção de que está mais próximo e sendo mais real no atendimento.

Uma das vantagens da pequena empresa é justamente o contato direto entre o dono e o cliente. As pessoas valorizam essa proximidade. Grandes instituições, como o Ponto Frio ou a Magazine Luiza, criaram personagens para serem capazes de responder em primeira pessoa e têm tido um tremendo sucesso com isso. Por que, então, os pequenos passaram a responder usando o “nós” para passar a impressão de que são grandes? Volte!! Use o “eu”! Se identifique! É disso que as pessoas gostam!

Resumindo: se você quer aumentar suas vendas e fazer que seus consumidores fiquem mais felizes com sua empresa, passe a mostrar a eles que estão conversando com uma pessoa especificamente e não com a empresa. (use “eu” nas suas respostas!)

Sobre os fundadores:

Luciana Padovez Cualheta é co-fundadora e diretora da Sempreende. PhD researcher (UnB) em Ensino de Empreendedorismo. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Facilitadora certificada da metodologia Lego® Serious Play®. Experiência de mercado como empreendedora no ramo de alimentação e consultora na Shell Brasil. 
Altair Camargo é co-Fundador da Sempreende. PhD researcher (USP) em Marketing de Serviços. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em educação para adultos. Revisor da Revista de Administração e Inovação e da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.

Wanessa

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

7 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

11 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

12 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

12 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

13 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

14 horas ago