Foto: Albert Gea / Reuters
A Rede Globo comunicou aos patrocinadores de que não irá mais renovar o contrato para transmissão da Fórmula 1 em 2021, o que vai interromper uma história da categoria com o Brasil
A transmissão da F1 acontece desde 1970 na TV aberta, e que ano que vem perderá seu espaço, deixando o brasileiro sem saber se outra emissora fará a transmissão. Entretanto, a transmissão em 2020 está garantida pela Globo.
Segundo O Estadão o motivo da emissora abandonar a Fórmula 1 vai de negociação frustrada, problemas na economia, falta de brasileiros na competição e a relação com os novos donos da F1.
Um dos motivos da Globo desistir da competição automobilística esta no fato de haver um acordo com os novos donos da F1. A Globo queria pagar um valor inferior para continuar com a exclusividade, conforme informou o Estadão. Porém, a categoria não aceitou baixar o valor.
O cenário de crise econômica provocado pela pandemia do novo coronavírus tem afetado tanto o mercado de patrocínio como também a própria emissora carioca. Recentemente a emissora obteve uma liminar na Justiça para adiar o pagamento de R$ 460 milhões para a Fifa pelos direitos de transmissão de Copa do Mundo e também comunicou a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) que pretende rescindir o acordo referente à Copa Libertadores. O que levou também a desistir da Fórmula 1.
O Brasil é o país onde a Fórmula 1 tem uma das maires audiência, mas a falta de brasileiros na competição, acabou fazendo os números caírem no Ibope. Brasil e China são um dos poucos países em que a Fórmula 1 é transmitida em TV aberta.
Desde a saída de Felipe Massa, no fim de 2017, o Brasil não tem representantes no grid.
Os novos donos da Fórmula 1, o grupo americano Liberty Media, tem com a Globo uma relação diferente do que era até o fim de 2016 com o antigo chefe da categoria, Bernie Ecclestone.
As conversas entre Globo e Liberty tiveram algumas divergências em relação a valores, como também o formato de transmissão.
Para complicar ainda existe a pandemia que mexeu com a economia, afetando o mercado de patrocínio como também a própria emissora.
Sendo assim, a partir de 2021, os fãs da Fórmula 1 vão ter que torcer para que alguma emissora brasileira tenha o interesse de transmitir o grid.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025