Vale gás: Projeto quer incluir mulheres vítimas de violência doméstica

O Programa Vale Gás foi aprovado, através de Projeto de Lei (PL), há pouco mais de uma semana pelo Congresso Nacional. Segundo o texto da medida, os pagamentos do programa serão destinados às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com rendimento de até meio salário mínimo (R$ 550) per capita. O recurso vai beneficiar famílias mais pobres na compra do botijão de gás que teve um aumento bastante elevado.

Estão inclusos no PL quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), dirigido para quem é idoso ou pessoa com deficiência (PcD) em situação de vulnerabilidade.

Mulheres vítimas de violência

Uma nova proposta foi incluída neste Programa Vale Gás Nacional. Seriam as mulheres vítimas de violência doméstica. De acordo com o texto recém-aprovado, assim que comprovada a situação de abuso, a mulher também receberia a ajuda financeira oriunda do programa.

Na prática, o objetivo do governo é repassar a ajuda para cerca de 24 milhões de pessoas. Contudo, ainda não foi definida a forma de distribuição do Vale Gás para os brasileiros. Isso porque a medida ainda precisa da sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para entrar em vigor.

Também não há uma data para essa medida começar a valer. O que se sabe é que os deputados estão pressionando que seja o mais breve possível. Isso porque o valor do botijão de 13kg teve um aumento elevado, junto com os combustíveis. Inclusive, algumas famílias adotaram o fogão a lenha por não ter como bancar o gás natural.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

10 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

12 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

13 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

13 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

16 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

17 horas ago