Está na dúvida sobre qual regime adotar? Lucro Real ou Lucro Presumido? Bem, os dois apresentam vantagens e desvantagens. Neste artigo, vamos apresentar de forma simples e clara os melhores pontos de cada regime tributário. Afinal, não se engane. Após atingir o teto do Simples Nacional nem sempre o Lucro Presumido é o melhor caminho. O Lucro Real, apesar de sua complexidade maior, pode acabar compensando e ser a escolha que irá favorecer mais a economia tributária da sua empresa.
A grande vantagem do Lucro Real é que o IRPJ e CSLL são calculados com base no resultado real de uma empresa, isso diminui distorções. É possível ainda compensar prejuízos realizados em apurações futuras de lucro na base de cálculo, porque existem duas formas de apuração, a trimestral e a anual por estimativa, nesta escolha é possível contribuir para o caixa da empresa.
Lembrando que nesse regime, as alíquotas de IRPJ e CSLL são as mesmas do Lucro Presumido, 15% e 9%, respectivamente. O que muda de forma significativa é a apuração do PIS e da COFINS.
O regime de PIS e COFINS para ser não cumulativo, tem a alíquota de 9,25% (superior a do Lucro Presumido). No entanto, a empresa poderá descontar créditos obtidos com a aquisição de insumos, na depreciação dos ativos, no consumo de energia elétrica e outros. Além disso, embora tenha uma alíquota maior o método de cálculo é diferente e pode favorecer algumas empresas com baixa margem de lucro.
Já o Lucro Presumido, tem um tratamento mais simples do que se trabalhar no Lucro Real e apresenta uma grande vantagem tributária caso o lucro da sua empresa seja maior que a presunção. As obrigações também são menos complexas e como já mencionamos neste artigo as alíquotas de PIS e COFINS são menores do que no Lucro Real.
Destacamos que para escolher o melhor regime tributário o recomendado é que seja feito um planejamento com profissionais capacitados para te orientar sobre todos os impactos relacionados a tributos e impostos.
Via 4true
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025
Dois benefícios para famílias de baixa renda: veja como consultar e sacar pelo CAIXA Tem
A revenda de carros no Simples Nacional oferece uma forma mais simples de pagar impostos,…
Entenda o passo a passo para votar
O novo texto da NR-16 visa trazer maior segurança jurídica e clareza na aplicação da…
A ampliação das possibilidades de parcelamento busca incentivar a conformidade tributária e acelerar a recuperação…