Connect with us

Chamadas

Variante Ômicron coloca em risco a realização do carnaval 2022

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

O aumento dos casos de Covid-19 durante as festas de fim de ano está fazendo com que os prefeitos das principais cidades do Brasil cancelem o Carnaval 2022. A variante Ômicron chegou a atingir quase 70% dos casos positivos no dia 25 de dezembro, sendo encontrada em oito estados. 

Devido a esse fato, grandes cidades brasileiras decidiram cancelar a realização desta grande festa popular. Capitais como Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza já se manifestaram e optaram por não realizar o carnaval.

Artistas e blocos também estão cancelando suas programações para fevereiro. Em São Paulo, 64 atrações de rua foram anuladas, entre elas estão os das cantoras Daniela Mercury (Pipoca da Rainha) e Gloria Groove (Bloco das Gloriosas), a produtora de funk Kondzilla (Bloco do Kondzilla) e o ator e cantor Tiago Abravanel (Bloco do Abrava), de acordo com a prefeitura da capital.

Como ficará o carnaval nas capitais

Rio de Janeiro

O maior carnaval do Brasil corre o risco de não ocorrer. Contudo, o Prefeito Eduardo Paes Paes ainda vai se reunir com os patrocinadores e associações de blocos essa semana, mas só deve divulgar a posição final da prefeitura no início da semana que vem.

Quanto aos desfiles das escolas de samba, os ensaios técnicos chegaram a ser cancelados na Marquês de Sapucaí como medida de precaução. Será preciso aguardar uma resposta final da Prefeitura, pois ainda há indefinição.

São Paulo

Ainda está indefinida a realização de desfiles e blocos de rua na capital, a prefeitura de São Paulo informou que a realização do Carnaval de 2022 dependerá do cenário epidemiológico da cidade em fevereiro. Segundo o órgão, as avaliações realizadas junto à Secretaria de Saúde em relação aos casos da doença e à capacidade de assistência hospitalar devem ser concluídas na primeira quinzena de janeiro. Por enquanto, os desfiles de rua foram mantidos, fora os artistas que já se pronunciaram e optaram por não se apresentar.

Belo Horizonte

Em nota, a prefeitura de Belo Horizonte informou que não irá patrocinar o Carnaval da cidade e nem realizar cadastro de blocos e investimento em infraestrutura. De acordo com a Secretaria de Comunicação do município, a decisão foi pautada pela orientação dos integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

Salvador

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), oficializou no dia 23 de dezembro o cancelamento do Carnaval em municípios baianos em 2022. Em uma rede social, Costa disse que a decisão se deve aos cerca de “2,4 milhões de baianos com a vacina contra a Covid em atraso”, e à epidemia de gripe que tem sobrecarregado o sistema de saúde.

Fortaleza

Desde o dia 30 de novembro o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou a suspensão dos editais do ciclo carnavalesco do município e a destinação de R$ 14 milhões que seriam investidos no evento para as secretarias responsáveis pela segurança alimentar, saúde e cultura local. A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou no último dia 15 de dezembro o Orçamento para 2022 com as alterações anunciadas pelo chefe do executivo municipal. A decisão na capital cearense foi tomada após o cancelamento do réveillon, influenciada pela alta de casos da Covid.

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil