Vazamento de dados de chaves Pix na Caixa Econômica Federal

O Banco Central (BC) reportou na noite de sexta-feira (8) um vazamento de dados cadastrais vinculados a chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal. O incidente, que ocorreu nos dias 24 e 25 de setembro, expôs informações de 644 chaves Pix, incluindo nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta, data de abertura da conta, data de criação da chave Pix e data a partir da qual o usuário tem a posse da chave Pix.  

Segundo o BC, o vazamento ocorreu devido a “falhas pontuais” nos sistemas da Caixa. A instituição financeira, por sua vez, afirmou que a situação foi “rapidamente identificada e corrigida” e que já entrou em contato com os clientes afetados.

O BC ressaltou que o incidente teve “baixo impacto potencial para os usuários”, uma vez que não foram expostos dados sensíveis como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.  

Medidas tomadas pela Caixa Econômica Federal:

A Caixa informou que adotou medidas para reforçar a segurança de seus sistemas e evitar novos incidentes, além de ter entrado em contato com os clientes afetados pelo vazamento, orientando-os sobre como proteger seus dados.

Recomendações do Banco Central:

O Banco Central recomenda que os usuários de chaves Pix fiquem atentos a qualquer atividade suspeita em suas contas e que adotem medidas de segurança, como a utilização de senhas fortes e a verificação regular de seus extratos.

Este é o 16º incidente com dados do sistema instantâneo de pagamentos desde o seu lançamento, em novembro de 2020.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica. Além disso é CEO da FiscalTalks Inteligência Artificial, onde desenvolve vários projetos de IA para diversas areas.

Recent Posts

Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei

Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes

3 dias ago

Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!

Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.

3 dias ago

Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ

Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…

3 dias ago

Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?

Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…

3 dias ago

Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!

O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…

3 dias ago

Receita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões

Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.

3 dias ago