O mundo digital e o físico estão cada vez mais emaranhados. A tendência é que, com o metaverso – tecnologias que envolvem realidade virtual, aumentada e inteligência virtual –, se dissolva a última fronteira e se promova uma revolução imersiva, com novas formas de se relacionar, interagir e consumir bens e serviços.
Uma área vai estar no centro desta transformação: o marketing. A profissão, que soube incorporar as tecnologias para se reinventar, vai ser fundamental na criação de ações e estratégias que vão gerar novas experiências. É uma inteligência essencial dentro das organizações, com diversas áreas de atuação e carreira promissora.
O marketing está presente no cotidiano de forma tão sutil que, muitas vezes, é imperceptível. Ao caminhar pela cidade, ver uma novela, escutar um podcast, fazer uma pesquisa no Google, visualizar as cores de uma lanchonete de fast-food, em qualquer uma dessas situações, você será impactado pelo marketing. É tão antigo que, de diferentes formas, se mistura com a história da humanidade.
Não se pode definir um único conceito. O norte-americano Philip Kotler, referência no campo, define de forma ampla: “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.” Mais que a venda de produtos ou serviços, o objetivo de uma marca deve ser gerar valor.
Influenciado pelas transformações tecnológicas, o marketing tem uma ligação íntima com o digital. A internet é um campo vasto de atuação. Confira as áreas que estão em alta e como se preparar para aproveitar as oportunidades do mercado.
Traduzindo de forma aberta, o termo pode significar “marketing de atração”. É o conjunto de estratégias utilizadas para fisgar o público-alvo com conteúdo relevante. Para se conectar com as pessoas, a empresa utiliza, por exemplo, o mecanismo de busca do Google, análise de SEO e mídias sociais.
Conteúdo específico e autoral é elaborado para despertar interesse e direcionar para o site, blog ou outras plataformas. Nesse ambiente, é construído um trabalho de relacionamento. Com a audiência estabelecida, a empresa se torna autoridade no segmento, o que impacta na decisão de compra. Como diz Kotler, “já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los”. Clientes satisfeitos são a melhor propaganda de uma marca.
Uma estratégia muito utilizada é fornecer um conteúdo de valor gratuitamente, como baixar um e-book ou ver um vídeo, em troca de informações pessoais, como o e-mail do cliente. A pessoa que foi fisgada se converte em um potencial cliente.
O especialista em SEO traça estratégias de otimização de um site ou blog para ter mais relevância nos mecanismos de busca, como o Google. O planejamento adequado de conteúdo, a divisão por tópicos e a seleção eficiente das palavras-chave mais utilizadas pelo público na procura de um assunto podem colocar a empresa no topo do ranking da busca orgânica. Ao atrair mais tráfego, a marca ganha mais visibilidade e pode ampliar as vendas.
Profissional que realiza a gestão dos perfis da empresa nas mídias sociais, com atribuições como planejamento de conteúdo, atualização, agendamento de postagens, monitoramento, respostas às dúvidas e relacionamento com os seguidores.
O criador de conteúdo é responsável por planejar, elaborar e transmitir a mensagem da marca ou do produto de forma relevante e criativa, para despertar a atenção do público-alvo. O conteúdo é disponibilizado em múltiplas plataformas, por meio de e-books, vídeos, textos, infográficos, podcasts e outros formatos.
Ao manter a pessoa engajada, com publicações que agregam valor, a marca fica no radar do cliente, que pode decidir por uma compra futura. A constância com qualidade se reverte em autoridade. O profissional que assume essa função precisa ter uma visão macro, entender as estratégias de SEO e conhecer profundamente o perfil do consumidor, com suas preferências, objetivos, desejos e necessidades.
Outra forma de atuação é como consultor de empresas na análise dos pontos fortes e de melhoria, principalmente na comunicação, para fortalecer a imagem do negócio e atingir metas específicas. O profissional é contratado por demanda, para projetos pontuais, e precisa ter amplo conhecimento de divulgação, neuromarketing, estratégia, conversão de leads, SEO, planejamento de ações e outros assuntos, para auxiliar as marcas a alcançarem seus objetivos.
O marketing tem um campo vasto de atuação: das tradicionais pesquisas e vendas até a exploração do ambiente hiper-realista e imersivo do metaverso. Mas não basta se interessar por tecnologia ou ter familiaridade com as mídias sociais para ser um bom profissional. A carreira exige habilidades como interesse pelo aprendizado constante, criatividade, facilidade de adaptação, visão estratégica, disposição para trabalhar em equipe e capacidade de gerenciar crises. Para ter sucesso na área, é preciso ter uma boa formação, e a pós-graduação em marketing é uma ótima opção para quem já possui outra graduação. Para quem tem a vida corrida e precisa de flexibilidade, a vantagem é que existem cursos online que a pessoa pode ver de onde estiver e no horário que puder, com economia de deslocamento e liberdade.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…