Chamadas
Veja 5 dicas para acertar em cheio na compra de um Imóvel na Planta
Quase metade da população brasileira sonha em adquirir um imóvel próprio. No entanto, por se tratar de uma compra tão importante, é natural que apareçam inúmeras dúvidas. Um dos questionamentos mais comuns é se vale a pena comprar um imóvel já pronto, mesmo que precise de algum tipo de reforma, ou se compensa comprar apartamento na planta e personalizar todos os detalhes de acordo com o gosto do proprietário, por exemplo.
Adquirir um imóvel ainda em fase de projeto pode significar inúmeras vantagens. Por outro lado, pelo fato de ainda não estar finalizado, é importante adotar alguns cuidados antes de decidir pela compra. Pensando nisso, a Bild Desenvolvimento Imobiliário separou cinco dicas para ajudar você a realizar o sonho da casa própria. Veja!
1. Conheça o projeto
O consumidor precisa estudar o projeto apresentado pela construtora e entender, por exemplo, quais serão os materiais utilizados ao longo da obra, pois este é o momento de conhecer o cronograma para a entrega do imóvel, perspectivas de espaço e tirar dúvidas.
Isso acontece, pois, nesta fase, não é possível visitar, ver ou tocar as instalações do futuro lar. Todo o contato acontecerá por meio de fotos, vídeos e demais materiais de divulgação fornecidos pela empresa responsável pelo empreendimento no plantão de vendas.
“A apresentação do projeto é o ponto inicial, é o momento em que o comprador vai ter o primeiro contato com o seu sonho. Por isso, ele precisa analisar todos os pontos mostrados pela construtora para garantir que aquela é a melhor opção para ele”, comenta Caio Lotti, gerente executivo comercial da Bild e Vitta.
2. Estude o custo benefício
O custo-benefício deve ser observado a partir dos seguintes fatores: localização, tamanho da casa ou apartamento, prazo de entrega da obra e qualidade de acabamento.
Fazer essa análise pode variar de um imóvel para o outro, mas é importante considerar o potencial de valorização e a destinação futura que o comprador vai dar para a residência, ou seja, se será utilizado para locação ou o lar da família.
3. Análise o prazo de entrega
Este ponto é um complemento do anterior. O prazo de entrega da obra é um requisito que precisa ser analisado antes do fechamento do negócio, lembrando que devido a fatores externos o período pode ser prolongado.
4. Pesquise sobre a construtora
Escolher uma boa construtora é um fator de extrema relevância, pois a empresa responsável tem relação direta com a segurança e a garantia de recebimento do empreendimento.
Por isso, é importante que o interessado faça uma busca por informações legais da construtora, verifique imóveis entregues, converse com outros compradores e avalie a reputação da empresa frente ao mercado.
5. Preste atenção no contrato
A leitura do contrato deve acontecer de forma minuciosa. O comprador precisa ler atentamente todas as cláusulas e, em caso de dúvidas, procurar o responsável da empresa para saná-las. Pois, o documento de compra e venda oficializa a negociação entre a pessoa e a construtora, após a assinatura torna-se obrigatório o cumprimento dos requisitos e obrigações.
“Seguindo essas dicas o comprador vai olhar para o projeto de forma macro e evitar problemas futuros. Outro ponto a analisar é a escolha do financiamento e ou modalidade de pagamento, tudo deve ser discutido para ser um bom negócio tanto para quem constrói quanto para quem compra”, Lotti.
Bild Desenvolvimento Imobiliário – Fundada pelos executivos Rodrigo Villas Boas, Rodrigo Saccarelli e Fábio Franco, a empresa possui sede em Ribeirão Preto e escritórios em outras regionais.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep