Veja 5 dicas para limpar seu nome e não se endividar mais!

Se você está com o nome sujo e quer mudar de vida em 2025, existem algumas dicas que podem te ajudar a limpar o seu nome para que recuperar o seu poder de compra e manter uma vida estável.

Existem diversas oportunidades que as pessoas podem aproveitar para limpar o nome, mas é importante entender que é preciso manter a vida financeira organizada. É interessante que você mude seus hábitos ruins em 2025.

Confira algumas dicas que vão te ajudar a acabar com as suas dívidas e manter seu nome limpo, fazendo com que você não se endivide mais.

Parcelamentos de compras

Os parcelamentos são bons tanto para negociar dívidas, quanto para comprar as coisas, sempre que algo estiver com parcelamento disponível para sem juros e você estiver com crédito, aproveite essa oportunidade.

O parcelamento de dívidas vai te ajudar a limpar seu nome!

Se você está negociando as suas dívidas, mesmo que elas estejam com desconto, aproveite o parcelamento (estiver sem juros). Parcelar vai tornar a quitação da sua dívida mais tranquila e te ajudar a pagar sem precisar se endividar.

Aproveite os descontos

No pagamento de dívidas e nas compras, aproveite os descontos! Ser uma pessoa econômica e que sabe aproveitar as promoções pode transformar a sua realidade financeira. 

Não tenha vergonha, utilize cupons, compre onde está mais barato, utilize os pontos do seu cartão, isso vai transformar a sua vida.

Leia também:

Monte um reserva de emergência

Neste ponto não estamos falando de dinheiro a longo prazo, mas sim deixar rendendo uma pequena parte da sua renda todo mês para que você possa usar para emergências. Com o tempo a sua reserva vai aumentar e esse valor vai poder te ajudar com problemas cada vez maiores.

Esse dinheiro precisa estar disponível para te auxiliar em momentos emergenciais, evitando seu endividamento. Essa reserva pode ser usada para sua saúde, para pequenos gastos inesperados e até mesmo para pagar todas as suas despesas por um tempo.

O ideal é ter na sua reserva de emergência de 6 a 12 meses do seu salário, para ser em situações extremas, como no desemprego.

Para limpar seu nome é preciso respeitar a sua realidade financeira!

Gastar mais do que você ganha pode deixar a sua vida financeira bagunçada, evite despesas que não estejam no seu orçamento. Não estamos falando para que você se prive de tudo, mas tenha controle, planejamento e respeite a sua renda.

Planeje seus gastos, separe dinheiro para as contas, para o lazer e outras coisas. Quando você for preciso gastar mais do que você ganha, tenha um planejamento e guarde dinheiro por um tempo.

Uma boa educação financeira pode te ajudar muito. A Escola Virtual Gov (site do Governo Federal) oferece um curso gratuito de Gestão de Finanças Pessoais que pode te ajudar a gerenciar a sua vida financeira.

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei

Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes

2 dias ago

Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!

Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.

2 dias ago

Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ

Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…

3 dias ago

Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?

Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…

3 dias ago

Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!

O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…

3 dias ago

Receita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões

Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.

3 dias ago