Veja 5 dicas para limpar seu nome e não se endividar mais!

Se você está com o nome sujo e quer mudar de vida em 2025, existem algumas dicas que podem te ajudar a limpar o seu nome para que recuperar o seu poder de compra e manter uma vida estável.

Existem diversas oportunidades que as pessoas podem aproveitar para limpar o nome, mas é importante entender que é preciso manter a vida financeira organizada. É interessante que você mude seus hábitos ruins em 2025.

Confira algumas dicas que vão te ajudar a acabar com as suas dívidas e manter seu nome limpo, fazendo com que você não se endivide mais.

Parcelamentos de compras

Os parcelamentos são bons tanto para negociar dívidas, quanto para comprar as coisas, sempre que algo estiver com parcelamento disponível para sem juros e você estiver com crédito, aproveite essa oportunidade.

O parcelamento de dívidas vai te ajudar a limpar seu nome!

Se você está negociando as suas dívidas, mesmo que elas estejam com desconto, aproveite o parcelamento (estiver sem juros). Parcelar vai tornar a quitação da sua dívida mais tranquila e te ajudar a pagar sem precisar se endividar.

Aproveite os descontos

No pagamento de dívidas e nas compras, aproveite os descontos! Ser uma pessoa econômica e que sabe aproveitar as promoções pode transformar a sua realidade financeira. 

Não tenha vergonha, utilize cupons, compre onde está mais barato, utilize os pontos do seu cartão, isso vai transformar a sua vida.

Leia também:

Monte um reserva de emergência

Neste ponto não estamos falando de dinheiro a longo prazo, mas sim deixar rendendo uma pequena parte da sua renda todo mês para que você possa usar para emergências. Com o tempo a sua reserva vai aumentar e esse valor vai poder te ajudar com problemas cada vez maiores.

Esse dinheiro precisa estar disponível para te auxiliar em momentos emergenciais, evitando seu endividamento. Essa reserva pode ser usada para sua saúde, para pequenos gastos inesperados e até mesmo para pagar todas as suas despesas por um tempo.

O ideal é ter na sua reserva de emergência de 6 a 12 meses do seu salário, para ser em situações extremas, como no desemprego.

Para limpar seu nome é preciso respeitar a sua realidade financeira!

Gastar mais do que você ganha pode deixar a sua vida financeira bagunçada, evite despesas que não estejam no seu orçamento. Não estamos falando para que você se prive de tudo, mas tenha controle, planejamento e respeite a sua renda.

Planeje seus gastos, separe dinheiro para as contas, para o lazer e outras coisas. Quando você for preciso gastar mais do que você ganha, tenha um planejamento e guarde dinheiro por um tempo.

Uma boa educação financeira pode te ajudar muito. A Escola Virtual Gov (site do Governo Federal) oferece um curso gratuito de Gestão de Finanças Pessoais que pode te ajudar a gerenciar a sua vida financeira.

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

MEI: contratar plano de saúde PME reduz custos e amplia cobertura

O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física

11 horas ago

Classificação fiscal: o que é e o que muda com Reforma Tributária

Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…

13 horas ago

13º salário: veja o valor da multa para quem atrasou a 1ª parcela

Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…

14 horas ago

Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance

Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro

15 horas ago

Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro

Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco

15 horas ago

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…

17 horas ago