A CNAE no Simples Nacional representa um código numérico atribuído pelo IBGE, em parceria com outros órgãos de governo. Cujo objetivo é classificar as atividades econômicas que o Brasil desempenha.
O código CNAE, de maneira hierárquica, define em qual setor da economia uma empresa se enquadra. Por isso, é crucial conhecer esse código para garantir que os negócios sejam tributados de forma correta e adequada.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a CNAE Simples Nacional e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “A CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é o sistema de padronização para atividades econômicas no Brasil, adotado pela Receita Federal e outros órgãos governamentais.
Portanto, cada atividade econômica, seja ela comercial, industrial ou de prestação de serviços, é identificada por um código específico no formato CNAE, usado para classificar a atuação das empresas.
O código CNAE é formado por 7 dígitos , separados por pontos para facilitar a leitura (ex: 47.11-3-02). A estrutura do código ajuda a identificar a posição e o tipo da atividade:
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”Visto que o CNAE representa uma indicação numérica que classifica a atuação econômica de uma determinada empresa, se proíbem aquelas atividades que não se enquadram no conjunto de regras e determinação tributárias do Simples Nacional.
Especificamente, o Simples Nacional organiza em cinco anexos as atividades econômicas:
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:
Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!
Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!
Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.
Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no Instagram @esimplesauditoria.
Obrigado pela leitura!
Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo “CNAE Simples Nacional: lista completa e principais informações”. Disponível em:. Por Leonel Monteiro em 25/10/2024.
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025