Fique Sabendo
Veja as alterações na regra dos retrovisores para não doer no bolso
Irregularidades podem tirar 5 pontos na sua Carteira de Motorista. Entenda
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) implementou uma nova legislação que está chamando a atenção de muitos motoristas brasileiros: as novas regras para os retrovisores.
A partir de agora, qualquer desatenção com esses equipamentos essenciais pode resultar em multas e, mais importante, comprometer a segurança nas ruas.
Desde o início deste ano, todos os veículos populares comercializados no Brasil devem atender a critérios de segurança mais rigorosos. E essa exigência se estendeu aos retrovisores, peças fundamentais para a visibilidade do condutor.
As novas determinações visam otimizar a visibilidade e, principalmente, eliminar os perigosos pontos cegos, que são responsáveis por inúmeros acidentes. As normas valem para todos os veículos, incluindo os carros comuns, e se tornam ainda mais específicas e exigentes para os veículos de transporte escolar, dada a responsabilidade de transportar crianças e adolescentes.
O que é a nova lei dos retrovisores?
Segundo o Contran, a resolução das novas leis dos retrovisores determina que os retrovisores de veículos escolares precisam estar ajustados de maneira que o motorista consiga visualizar tudo ao redor do veículo, sem deixar nenhum ângulo cego.
A imagem exibida no retrovisor precisa estar adaptada à altura das crianças que são mais baixas que os adultos para não deixar a segurança dos pequenos em segundo plano.
A nova lei dos retrovisores também traz novidades para os consumidores em geral. Eles precisam ter área mínima de 69 cm² e um espelho grande o suficiente para comportar um círculo de 7,8 cm de diâmetro.
Leia também:
- Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela
- Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios
- Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira
- 1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente
- BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto
Multas e pontos na carteira
Dirigir sem retrovisor ou com ele quebrado é considerado uma infração grave pelo Detran. Isso significa que se você for pego nessa situação, deverá pagar R$ 195,23 de multa e ainda perder cinco pontos na carteira.
Com as novas regras, a brincadeira de somar pontos na carteira ficou ainda mais perigosa. Agora, o limite é de 40 pontos, mas com várias condições que podem complicar sua vida.
Por isso, fica a dica: antes de sair de casa observe seus retrovisores A nova lei dos retrovisores não está para brincadeiras e o Detran vai cobrar a conta de quem não cumprir.
Como posicionar os retrovisores?
Ajustar retrovisores adequadamente é fundamental para melhorar a segurança na condução. Algumas orientações para ajuste incluem:
- Retrovisores laterais: Devem ser posicionados de forma que uma pequena porção do carro esteja visível, enquanto o restante mostre a estrada e possíveis aproximações de veículos.
- Retrovisor interno: Deve ser ajustado para cobrir completamente o vidro traseiro, garantindo uma visão clara do tráfego que se aproxima por trás.
- Altura: Ajustar adequadamente a altura dos retrovisores é crucial, especialmente se o veículo for utilizado por diferentes motoristas.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
CLT1 dia ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS