Fique Sabendo

Veja as alterações na regra dos retrovisores para não doer no bolso

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) implementou uma nova legislação que está chamando a atenção de muitos motoristas brasileiros: as novas regras para os retrovisores. 

A partir de agora, qualquer desatenção com esses equipamentos essenciais pode resultar em multas e, mais importante, comprometer a segurança nas ruas.

Desde o início deste ano, todos os veículos populares comercializados no Brasil devem atender a critérios de segurança mais rigorosos. E essa exigência se estendeu aos retrovisores, peças fundamentais para a visibilidade do condutor.

As novas determinações visam otimizar a visibilidade e, principalmente, eliminar os perigosos pontos cegos, que são responsáveis por inúmeros acidentes. As normas valem para todos os veículos, incluindo os carros comuns, e se tornam ainda mais específicas e exigentes para os veículos de transporte escolar, dada a responsabilidade de transportar crianças e adolescentes.

O que é a nova lei dos retrovisores?

Segundo o Contran, a resolução das novas leis dos retrovisores determina que os retrovisores de veículos escolares precisam estar ajustados de maneira que o motorista consiga visualizar tudo ao redor do veículo, sem deixar nenhum ângulo cego.

A imagem exibida no retrovisor precisa estar adaptada à altura das crianças que são mais baixas que os adultos para não deixar a segurança dos pequenos em segundo plano.

A nova lei dos retrovisores também traz novidades para os consumidores em geral. Eles precisam ter área mínima de 69 cm² e um espelho grande o suficiente para comportar um círculo de 7,8 cm de diâmetro.

Leia também:

Multas e pontos na carteira

Dirigir sem retrovisor ou com ele quebrado é considerado uma infração grave pelo Detran. Isso significa que se você for pego nessa situação, deverá pagar R$ 195,23 de multa e ainda perder cinco pontos na carteira.

Com as novas regras, a brincadeira de somar pontos na carteira ficou ainda mais perigosa. Agora, o limite é de 40 pontos, mas com várias condições que podem complicar sua vida.

Por isso, fica a dica: antes de sair de casa observe seus retrovisores A nova lei dos retrovisores não está para brincadeiras e o Detran vai cobrar a conta de quem não cumprir. 

Como posicionar os retrovisores?

Ajustar retrovisores adequadamente é fundamental para melhorar a segurança na condução. Algumas orientações para ajuste incluem:

  • Retrovisores laterais: Devem ser posicionados de forma que uma pequena porção do carro esteja visível, enquanto o restante mostre a estrada e possíveis aproximações de veículos.
  • Retrovisor interno: Deve ser ajustado para cobrir completamente o vidro traseiro, garantindo uma visão clara do tráfego que se aproxima por trás.
  • Altura: Ajustar adequadamente a altura dos retrovisores é crucial, especialmente se o veículo for utilizado por diferentes motoristas.
Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

20 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

23 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago