Área Administrativa, Tecnológica, ligadas ao Direito e ao Marketing. Essas são carreiras que estiveram em alta em 2016, e que seguem com força total em 2017, segundo Maura Xerfan, Coordenadora do Núcleo de Orientação à Carreira da Unicarioca.
Na área financeira, o profissional que domina tributos, como contadores e advogados, ganham pontos neste novo ano. Em tempos de crise, buscar caminhos para reduzir a carga tributária irá garantir maior fôlego e sobrevida nas empresas.
Para Maura, o profissional de marketing digital ganha ainda mais relevância no mercado, já que as ações de remarketing, por exemplo, estão aumentando para que exista mais vendas, que caíram por conta da crise. Quem trabalha com logística também está em boa posição, pois é um ramo que cresce desde o ano passado, já que foi chave para redução de custos e otimização de operações em muitas empresas que precisaram de reestruturação.
—Profissionais que ajudaram as empresas a sobreviver em 2016 serão peças fundamentais para que elas possam voltar a crescer, especialmente no primeiro semestre.
Segundo ela, na área de Administração Financeira, o profissional de negociação de dívidas será bastante requisitado, pois será necessário retomar o fôlego das empresas, reinvestir e fazer compras. Quem também deve notar crescimento são os Engenheiros de Produção. Os que possuem experiência em obras de infraestrutura devem ser bem procurados pelo mercado.
De olho no comportamento dos consumidores, os redatores publicitários e jornalistas estão assumindo papéis estratégicos na produção de conteúdo digital relevante para a marca, já que realizar compras através de referências na Web é um novo indicativo da sociedade.
—A relevância da imagem da empresa aumenta e por conta da necessidade de consolidar, reposicionar ou criar novas marcas, a estratégia de Branding estará ainda mais bem cotada em 2017 e isso abre um leque para profissionais de Design, Marketing e Publicidade.
Um outro setor que vale investir, segundo a coordenadora, é o de Inteligência de negócios – Business Intelligence (BI), que vai permanecer em alta. Essa é uma área para atuação na leitura de dados e tradução do comportamento do consumidor digital, estratégia que fará diferença nas empresas, de acordo com Maura.
Para ela, três carreiras devem ser levadas em consideração, já que prevê crescimento no futuro: Gestão Ambiental, Agronegócio e Pesquisa.
—Acredito que vamos precisar de professores de formação que se dediquem ao desenvolvimento ciência e pesquisa. Além disso, não podemos esquecer área de RH, que deve estar pronta para planejar contratações e “segurar” o clima organizacional das empresas, mesmo em momento de crise. Via Ibahia
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…