cadunico
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é a porta de entrada para vários programas sociais.
O mesmo se tornou a principal ferramenta utilizada pelo governo federal, para identificar as famílias brasileiras de baixa renda que precisam receber benefícios e ajuda financeira. Por conta disso, o cidadão precisa fazer seu cadastro ou manter seus dados sempre atualizados.
Desta forma, para acompanhar a regularidade do cadastro ou comprovar a inscrição no CadÚnico, saiba que é possível fazer a emissão de um documento que possui informações de até 45 dias antes da data da solicitação.
Quer saber como conseguir esse comprovante? Continue conosco e veja ainda a importância do CadÚnico.
Através dos dados registrados por meio do CadÚnico, o Governo Federal, Estados e municípios conseguem identificar os cidadãos que necessitam de assistência, principalmente financeira.
Assim, é possível implementar políticas públicas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias brasileiras.
Diferente do que muitos acreditam, também se registrar pessoas que moram sozinhas, além das famílias. Para isso, a renda dos interessados deve ser da seguinte forma:
O CadÚnico também recebe inscrições de pessoas que estão em situação de rua. Caso você não esteja em nenhuma dessas situações, mas precisa fazer seu cadastro informe a necessidade do registro e a situação será analisada pela equipe responsável.
O CadÚnico tem se tornado uma exigência para o acesso a muitos serviços, sendo assim, o cidadão deve ter sempre em mãos o comprovante de sua inscrição. Dentre as informações que constam neste comprovante estão:
O documento pode ser emitido de duas formas: pela internet ou de forma presencial. Veja abaixo como fazer a solicitação em cada um deles e confira o que é necessário para pedir o comprovante:
Solicitar o comprovante pela internet:
Documentação em comum para todos os casos:
Para solicitar o comprovante pessoalmente:
Ao se cadastrar no CadÚnico, é possível participar de diversos programas sociais. Para te contar quais são eles, preparamos uma lista com os 20 principais:
Outro órgão que aderiu ao CadÚnico é o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que agora faz a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à idosos com idade acima de 65 anos e pessoas com deficiência mediante à inscrição dos cidadãos no Cadastro Único.
Através disso, o instituto acompanha a renda e o cumprimento dos requisitos para a manutenção do benefício que é voltado às famílias que possuem renda por pessoa do grupo familiar inferior a ¼ de salário mínimo atual.
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.