Veja como equilibrar as contas com os gastos gerados pelo home office

Durante este período marcado pela pandemia da Covid-19 e crise econômica, muitas pessoas foram demitidas do emprego ou passaram a trabalhar no sistema de home office, que proporciona maior conforto.

Porém, parte do custo que o empresário tinha para manter o funcionário dentro da empresa agora se inverte e passa para o colaborador.

Com isso, o maior tempo que o funcionário passa trabalhando em casa pode aumentar os gastos relativos à energia elétrica, internet, telefone e alimentação. “As principais despesas das pessoas inverteram-se.

As de mercado estão aumentando, enquanto de combustível e transporte estão caindo, sendo necessário entender primeiramente o que passou a se consumir mais neste período”, explica Augusto Santa Catharina, assessor de investimentos da Messem Investimentos.

Segundo ele, é necessário ser mais analítico neste momento, para entender quais despesas passaram a representar mais no orçamento.

“Com a maioria dos lugares fechados em razão da quarentena, os momentos de lazer tendem a acontecer na maior parte dentro de casa.

A dica é você trocar um custo fixo muito alto por um menor, como migrar de uma assinatura de TV a cabo para um serviço de streaming, por exemplo”.

O importante durante o home office, de acordo com Santa Catharina, é pensar em como ser mais produtivo com um custo menor, principalmente tentando renegociar preços, como de internet e telefone, já que houve uma redução no custo externo de deslocamento.

“Quanto mais previsível o orçamento, melhor”, pontua.

Além disso, o especialista destaca a importância de que haja uma reserva emergencial. “O formato de trabalho é que irá definir como será guardado o dinheiro.

Para o trabalhador autônomo, a dica é pensar em 12 meses de reserva; para um funcionário público ou da iniciativa privada, que tenha mais previsibilidade, já é possível pensar em seis meses”, recomenda.

Santa Catharina também alertou ser necessário, neste momento, que as famílias avaliem todo produto ou bem que estejam gerando custos, mesmo parados e não utilizados, como o automóvel, com despesas como seguro e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Por Messem Investimentos Criada em 2007, em Caxias do Sul (RS), a empresa é, hoje, o maior escritório de investimentos do Brasil, com 15 mil clientes e mais de sete bilhões de reais sob sua administração. 

Esther Vasconcelos

Recent Posts

MEI: contratar plano de saúde PME reduz custos e amplia cobertura

O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física

10 horas ago

Classificação fiscal: o que é e o que muda com Reforma Tributária

Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…

12 horas ago

13º salário: veja o valor da multa para quem atrasou a 1ª parcela

Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…

13 horas ago

Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance

Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro

14 horas ago

Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro

Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco

15 horas ago

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…

16 horas ago