Chamadas
Veja como uma pessoa desempregada pode conseguir empréstimo
A falta de emprego tem sido algo alarmante no Brasil. Milhões de brasileiros estão desempregados, segundo o IBGE. Lidar com essa situação é extremamente difícil. Imprevistos podem surgir nesse meio tempo. Sem renda, fica complicado contornar os problemas e evitar dívidas. Uma saída é buscar empréstimo para desempregado. Mas antes de assinar o contrato, tome alguns cuidados.
Quando estamos em uma situação como essa, e não temos a quem recorrer, podemos nos desesperar. Mas como solicitar um empréstimo sem ter renda, ou com outras garantias? Confere o texto que você vai descobrir.
Existem três tipos de empréstimos que podem ajudar você:
- Sem comprovante de renda;
- Com garantia de imóvel ou de veículo; ou
- Microcrédito.
Lembre-se: Compare as empresas antes de solicitar qualquer crédito. É interessante comparar e verificar o valor de juros, CET (Custo Efetivo Total), taxas, prazo para começar e terminar a pagar.
Empréstimo para desempregado sem comprovante de renda
Não ter comprovante de renda dificulta bastante seu empréstimo, já que não existem garantias para a instituição financeira de que você pode honrar seus compromissos. O receio que os bancos podem ter reflete das taxas e juros do financiamento, que acabam sendo mais altos, além do dinheiro fornecido ser menor.
Documentos que você precisa apresentar para solicitar o empréstimo:
- CPF;
- RG;
- Comprovante de residência;
- A credora pode solicitar alguns dados a mais, além de indicação de contato.
Microcrédito
Algumas instituições financeiras oferecem empréstimos para desempregados, chamado de microcrédito. É disponibilizado uma quantia menor de dinheiro, mas com juros e taxas menores também. Os prazos para pagamentos são médios, no entanto, você tem um tempo bom para começar a pagar.
Empréstimo com garantia de bens
O empréstimo com garantia de imóvel ou veículo é quando você solicita o dinheiro e dá como garantia de pagamento seu bem. Os bancos gostam desse tipo de acordo, pois as chances de não receberem o dinheiro de volta reduz bastante. Você precisa ficar atento às regras para esse tipo de empréstimo.
Caso você não consiga honrar o pagamento, o banco pode tomar sua casa, apartamento, carro, moto, qual seja o bem que você tenha penhorado para quitar a dívida. Os juros nesses casos costumam ser mais baixos e o valor liberado um pouco maior, o que aparentemente pode ser um bom negócio.
Solicitar um empréstimo para desempregado é uma saída para não cair no rotativo do cartão de crédito ou cheque especial. Além de ajudar a não se afundar em dívidas. É preciso muita organização e cuidado para cumprir esse compromisso. O empréstimo é uma nova dívida, enquanto estiver pagando tudo certo é algo bom e uma ajuda. Mas se não conseguir se organizar, começar atrasar, pode ser um novo problema.
Que tal conhecer as ofertas disponíveis no Serasa eCred para você?
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep