Estamos a 10 dias das eleições, com a proximidade do período eleitoral, além das dúvidas típicas com relação à votação, muitas outras questões entram em pauta, como a própria lei seca. A título de informação, a lei seca diz respeito à proibição da venda e consumo de bebidas próximo às eleições.
Primeiramente, precisamos esclarecer não haver qualquer regra imposta pela Justiça Eleitoral que impeça a compra e venda de bebidas alcoólicas próximo às eleições.
São os estados e municípios que decidem sobre a proibição do consumo e venda de álcool no dia das eleições, bem como sobre o prazo de duração da conhecida lei seca.
Dessa forma, podemos entender que a proibição do consumo e comércio de bebidas alcoólicas pode existir em algumas cidades, já em outras, não.
A determinação quanto a restrição ocorre pela Secretaria de Segurança Pública dos estados e municípios, juntamente com a Justiça Eleitoral, onde a decisão costuma ser anunciada em data próxima à eleição.
Neste ano de 2022, o estado do Amazonas, por exemplo, adotou a medida. Conforme a portaria do TRE-AM, publicada na última semana, está proibido o consumo de álcool em bares, restaurantes e supermercados, incluindo locais abertos e públicos, entre as 0h até às 18h dos dias 2 e 30 de outubro (caso tenha segundo turno).
Já em São Paulo, por exemplo, que é o maior colégio eleitoral do país, a última vez que foi adotado a lei seca ocorreu no pleito de 2006.
Quem descumpre o veto comete o crime de desobediência, previsto pelo artigo 347 do Código Eleitoral, que tem pena prevista de três meses a um ano de detenção e pagamento de 10 a 20 dias-multa.
O descumprimento da lei eleitoral cometerá o crime de desobediência, previsto no artigo 347 do Código Eleitoral, gerando uma pena de três meses a um ano de detenção, além do pagamento de 20 a 20 dias de multa.
Para saber se a sua cidade adotou a lei seca, basta realizar uma consulta no Tribunal Regional Eleitoral e na Secretaria de Segurança Pública do seu estado.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…