Veja dicas essenciais para quem deseja abrir seu próprio negócio!

Empreender é o sonho de muitos brasileiros, mas nem todos sabem que ter um negócio próprio pode não ser tão simples. De acordo com dados do Sebrae, uma a cada cinco empresas fecha as portas em menos de um ano de operação no país, por isso, buscar referências com quem é especialista no assunto é muito importante.

Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, abrir o próprio negócio é algo que deve ser visto com seriedade e planejamento. “Muitas pessoas acreditam que terão mais tempo livre, que não precisarão se dedicar tanto, mas a verdade é que, para um negócio dar certo, é necessário muita dedicação”. 

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Segundo Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, são muitos os desafios para quem está começando a empreender. “Desde a falta de experiência até a concorrência acirrada e o capital limitado, são diversos os obstáculos que devem ser contornados, mas é possível chegar onde se quer estando atento a alguns pontos essenciais”. 

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Confira sete dicas preciosas das executivas para quem está abrindo o próprio negócio: 

Realizar pesquisa de mercado:

É preciso pesquisar detalhadamente o mercado em que se quer entrar antes de começar qualquer coisa. “Entenda o perfil dos clientes e suas necessidades, mapeie a concorrência e confira as tendências do setor”, sugere Mislene. 

Tenha um plano de negócios:

Antes de começar é preciso planejar. “Definir objetivos, estratégias e recursos necessários é fundamental para diminuir os riscos”, alerta Lidiane.

Cheque o capital disponível:

As executivas lembram que, normalmente, um negócio demora a dar lucro, por isso é preciso ter recursos suficientes para fazê-lo andar por um certo tempo. 

Tenha uma boa equipe:

Contar com um time que entenda o propósito do negócio e seja competente e confiável é algo de que não se pode abrir mão.

Ofereça um atendimento excelente:

Conhecer os potenciais clientes e as suas necessidades é importante, assim como prestar um atendimento de excelência. “É preciso encantar para que o cliente volte”, avalia Mislene. 

Invista em marketing:

Um negócio que está começando precisa de exposição, por isso é necessário desenvolver uma estratégia que permita que o público-alvo seja atingido de forma eficaz. 

Esteja aberto para aprender:

Quem está começando não deve achar que sabe tudo sobre empreendedorismo, pelo contrário. “É preciso estar disposto a aprender o tempo todo, estudar, ouvir pessoas que já trilharam caminhos similares e estar atento ao que acontece no mercado. Apenas dessa forma o empreendedor poderá melhorar e crescer”, afirma Lidiane. 

Mislene Lima é especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. 

Lidiane Bastos é administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. 

O Grupo Simão reúne as marcas Olaplastic e Simão Distribuidora  e tem como missão levar praticidade para o dia a dia, oferecendo uma ampla variedade de produtos, desde embalagens e utensílios de cozinha até descartáveis e equipamentos diversos. 

Leonardo Grandchamp

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