O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de pagamento de 2023 para aposentadorias, pensão e auxílio-doença. Segundo a autarquia, o pagamento referente a janeiro, para quem recebe um salário mínimo, terá início no dia 25 e segue até 7 de fevereiro.
As datas de pagamento devem ser seguidas de acordo com o número final do benefício de cada segurado, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Já quem recebe acima de um salário, o pagamento começa a ser liberado a partir do dia 1º de fevereiro de 2023.
Leia Também: Microempreendedor individual também tem direito a benefícios do INSS
Os segurados já receberão os valores reajustados conforme o piso nacional. Embora ainda não tenha sido definido qual será o valor oficial do salário mínimo, existe uma previsão, de acordo com o coordenador do núcleo de Orçamento da equipe de transição de governo Lula, o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), o reajuste deve ser de R$ 1.320.
Atualmente, mais de 37 milhões de pessoas têm direito a benefícios concedidos pelo o INSS no país.
O calendário de pagamento do INSS é dividido em dois grupos, primeiro receberá quem tem direito a 1 salário mínimo e depois aqueles que ganham acima do piso nacional.
Leia Também: Quantos funcionários pode contratar um microempreendedor?
O calendário na verdade já é uma programação das datas de 2023 que o INSS irá realizar o pagamento aos seus segurados. Desta forma, eles já ficarão sabendo em que dia o valor será depositado.
O calendário é definido conforme o valor do benefício a ser pago, assim como o número do cartão do benefício do INSS, levando em conta o último número antes do dígito verificador. Exemplo: número do cartão 012.345.678-9, neste caso, o número final será o 8 que é o último número antes do dígito verificador (número após o traço).
Confira as datas de pagamento para 2023
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…