Veja o novo Consumidor desta era digital

O avanço da tecnologia tem provocado profundas mudanças dentro das organizações no que concerne às estratégias e canais de vendas dos seus produtos. Essa mudança tem acontecido, principalmente, em virtude do aumento substancial de um tipo de consumidor que tem buscado comodidade em suas compras, encontrando nos aplicativos e sites de vendas digitais a ferramenta ideal para atender a sua necessidade. Nesse sentido, as empresas estão investindo cada dia mais em tecnologia para disponibilizar seus produtos em ferramentas digitais simples e de fácil operação.

Esse consumidor moderno, altamente conectado, tem realizado suas compras pela internet em virtude da variedade de produtos e ofertas existentes nas plataformas e da praticidade de receber sua encomenda em sua casa, existindo ainda, em muitos casos, a opção de comprar de forma digital e retirar o produto na loja física. Todos esses fatores, sempre associados a facilidades na forma de pagamento, desde a simples emissão de um boleto até o uso de diversos cartões e opções de crédito, impulsionam cada vez mais o comércio pela internet.

Não se pode negar que a pandemia provocada pelo novo coronavírus contribuiu, sobremaneira, para a mudança nos hábitos de consumo e consequente aumento das compras digitais, principalmente durante o período de lockdown. Entretanto, essa tendência de crescimento já estava acontecendo em todo mundo há algumas décadas, associada também a chegada ao mercado de um público consumidor mais jovem, nativo da era digital. Essa geração, além de comprar bastante pela internet, tem influenciado seus familiares mais velhos e, muitas vezes, mais conservadores, a explorar novas alternativas de compras no mundo online.

É inegável que as compras digitais proporcionam várias facilidades para seus clientes, mas é importante estar atento para não cair em armadilhas. Para isso, é necessário observar a credibilidade da loja digital ao realizar as compras, checando se ela dispõe de sistema de verificação de segurança. Além disso, o consumidor precisa estar atento e adotar algumas precauções ao se cadastrar nessas lojas digitais. Uma dica importante é sempre tomar cuidado ao gerar senhas, essas precisam ser fortes e com elevado grau de segurança. Outro ponto fundamental, quando encerrar a compra, é preciso atentar-se sempre para a finalização da sessão. E você, leitor, já entrou na era das compras digitais? Conte-nos qual é o seu perfil.

Por Prof. Luciano Sousa de Castro, Administrador, Mestre em Tecnologias Aplicáveis à Bioenergia e Coordenador Geral dos Cursos de Gestão da Rede UniFTC e Unesulbahia.

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

22 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago