Chamadas
Veja o que mudou para renovar sua CNH
A regra sobre a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foi retomada em todo país e algumas mudanças foram realizadas. Uma delas diz respeito ao prazo para a renovação do documento, aqueles que venceram a partir de 1º de janeiro deste ano, serão os mais afetados.
Isso porque o prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltou ao prazo já estabelecido durante o período da pandemia. Sendo assim, se sua carteira de motorista venceu a partir de 1º de janeiro, será preciso respeitar o período de 30 dias para renovação do documento.
Durante a pandemia de Covid-19, para reduzir filas e aglomerações nos postos de atendimento, ficou estabelecido que o motorista teria oito meses para regularizar o documento sem ser autuado.
Leia Também: Lista dos serviços prestados via Chat RFB na 1ª Região Fiscal é reorganizada
Esse prazo para renovar a CNH acabou beneficiando aqueles que tiveram seu documento expirado a partir de maio de 2022. Por isso, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) forneceu as datas de prazo para renovar sua carteira de motorista. Confira:
- Vencimento em maio de 2022 – Limite para renovação até 31 de janeiro de 2023;
- Vencimento em junho de 2022 – Limite para renovação até 28 de fevereiro de 2023;
- Vencimento em julho de 2022 – Limite para renovação até 31 de março de 2023;
- Vencimento em agosto de 2022 – Limite para renovação até 30 de abril de 2023;
- Vencimento em setembro de 2022 – Limite para renovação até 31 de maio de 2023;
- Vencimento em outubro de 2022 – Limite para renovação até 30 de junho de 2023;
- Vencimento em novembro de 2022 – Limite para renovação até 1º de julho de 2023;
- Vencimento em dezembro de 2022 – Limite para renovação até 31 de agosto de 2023;
- Vencimento em janeiro de 2023 – 30 dias a partir do vencimento.
Como renovar a CNH
O condutor para fazer a renovação da sua CNH, não precisa esperar o prazo de validade expirar. Já que é possível fazer o pedido de renovação 30 dias antes da data de validade terminar. O pedido é feito de forma online, no site do Detran do estado em que a carteira está registrada.
Pelas regras atuais, a CNH tem validade de 10 anos para motoristas com menos de 50 anos. Já para aqueles condutores entre 50 e 69 anos, a validade é de cinco anos. Para quem já passou dos 70 anos, precisa renovar a CNH a cada três anos.
Leia Também: SAIU! Novo aumento das aposentadorias do INSS será de 5,93%
Caso você não renove sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), perderá o documento, tendo direito de dirigir suspenso. Para voltar a dirigir terá que regularizar seu documento. Aqueles que estiverem dirigindo com a CNH vencida, terão que pagar uma multa de R$ 293,47. Lembrando que essa infração é considerada gravíssima, o motorista perderá 7 pontos na carteira.
Como renovar a CNH?
Para você atualizar a sua Carteira Nacional de Motorista, precisará ficar atento aos prazos: renovação do documento entre 30 dias antes e 30 após a data de vencimento.
Acesse o site do Detran para poder renovar a sua CNH. Na página, você vai poder adiantar o processo online, via preenchimento de formulários eletrônicos, emissão de guias de recolhimento e agendamento de exames clínicos exigidos.
Após iniciado o processo eletrônico, o motorista pode escolher uma data para comparecer pessoalmente a uma unidade de atendimento e realizar as etapas finais referentes à biometria, foto e assinatura.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI3 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
INSS3 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.