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Veja quais são os principais desafios do setor de serviços
Diante de tantas particularidades no ramo empresarial, as empresas do setor de prestação de serviços ainda precisam enfrentar uma série de desafios específicos para prosperar e se consolidar no mercado.
Vamos juntos ver quais são os principais desafios do setor de serviços.
Variações na receita
Este é um dos primeiros desafios de toda empresa, o controle da finanças, no entanto, se tratando do setor de serviços, para lidar com as receitas é preciso entender as variações que podem acontecer de um mês para o outro.
É nítido que o faturamento proveniente da venda de serviços é mais instável do que quando o assunto são produtos, tendo em vista as diferenças na frequência da demanda.
É comum que em segmentos como, consultoria, manutenção e turismo, por exemplo, as demandas sejam mais pontuais, enquanto nas áreas de contabilidade educação e transporte, a existência de contas fixas facilita na previsão de um faturamento.
De qualquer maneira, o empresário que atua nesse nicho precisa estar preparado para lidar com a instabilidade atribuída a ele, principalmente ao iniciar um negócio.
A recomendação é, sempre tenha um planejamento com previsões financeiras para um futuro próximo, pois, nunca se sabe quando uma maré de azar poderá atingir a empresa.
Dificuldades em estabelecer preços
Provavelmente a resposta que boa parte dos prestadores de serviços dará ao ser questionado sobre as dificuldades da área, será relacionada à precificação, afinal, estabelecer preços para a venda de produtos é bem diferente do que definir o valor de um serviço, atividade que envolve desafios e métodos particulares.
Na prática, costuma ser muito mais fácil determinar o valor de um serviço em comparação com o mesmo, só que, de um produto, tendo em vista que a abordagem se direciona a um bem intangível, o qual não pode ser tocado nem carregado.
Isso acontece porque, enquanto há a possibilidade de guardar e armazenar os produtos em estoque, correndo o risco de perder o prazo de validade a médio e longo prazo, os serviços prestados têm limitações específicas quanto à disponibilidade associada a recursos humanos e materiais, uma vez que, irá depender da participação ou presença do consumidor.
Vale mencionar que, um produto pode ser mensurado mediante métricas de massa como, gramas, quilogramas, toneladas; tamanho através de centímetros e metros; ou volume por meio de litros ou metros cúbicos, para estabelecer os preços.
Já no caso dos serviços prestados, a definição de valores exigem um método diferenciado, de maneira que o cálculo irá se basear na diária, horas de trabalho e mensalidades dedicadas.
Custos com mão-de-obra
É importante destacar que, dependendo do tipo de serviço, a qualidade estará agregada à produtividade e desempenho dos funcionários, direcionando as atenções para a gestão do departamento de Recursos Humanos.
Pois, o gestor de serviços precisará se atentar quanto aos indicadores como, taxas de absenteísmo e índice de turnover (rotatividade), por exemplo, os quais podem gerar despesas altas para as empresas do setor de serviços, sem contar os gastos com a terceirização da mão-de-obra que também deve integrar a conta.
Previsão de demanda
Normalmente, as empresas do setor de serviços possuem um estoque de gerenciamento reduzido, porém, precisa se preocupar excessivamente com a previsão de demanda.
Considerando que estes serviços são prestados com base na demanda e, dependem da capacidade da mão-de-obra, o empresário precisará investir em projeções e se manter preparado para estar sempre apto a atender as necessidades dos clientes.
Por Laura Alvarenga
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